Por que a gente tem cólica menstrual?
15 de mar de 2022

Por que a gente tem cólica menstrual?

Kira

Vem entender o que causa a cólica menstrual

A cólica menstrual é um sintoma tão comum que muitas vezes a gente percebe que está para menstruar só por causa dela. Já outras mulheres só sentem cólica depois que o sangue começa a sair. Mas, seja forte ou bem fraquinha, a maioria das mulheres relata sentir cólica no período menstrual. E você já parou para se perguntar o que causa a cólica menstrual?

 

desenho de um sistema reprodutor feminino com flores e plantas ao redor

 

Como funciona a cólica

Tudo começa pelo seu ciclo menstrual, por isso é importante sempre acompanhar seus sintomas e ir alimentando a sua calculadora menstrual com informações – com ela você consegue entender quando alguns sintomas se repetem, como a cólica.

 

O ciclo menstrual é a preparação que seu corpo faz todos os meses pra você engravidar. Afinal, essa é a função do sistema reprodutivo 😉

 

Essa preparação envolve o fortalecimento do endométrio (a camada de tecido que envolve o útero), para receber um embrião, e também o trabalho dos ovários para produzir hormônios e amadurecer um óvulo para fecundação. É um trabalhão mesmo, que a sábia mãe natureza sabe como fazer perfeitamente.

 

Quando passa o período da ovulação e o seu o corpo "percebe" que não engravidou, ele desfaz a preparação que tinha montado para receber o embrião. Isso significa que o óvulo precisa ser descartado, e a camada de reforço do endométrio também – por isso que o que sai na menstruação é muito mais do que um óvulo minúsculo! A maior parte da menstruação que você vê é essa camada do endométrio deixando o corpo.

 

desenho de menina sentada no sofá com cólica

 

Como acontece a cólica menstrual

Todos esses processos que a gente acabou de contar fazem com que o útero se contraia, e esses movimentos de contração geram a cólica. Por isso, ela é um sintoma muito comum do período menstrual.

 

A cólica geralmente dá as caras sempre no mesmo momento para cada mulher.
Algumas sentem perto do primeiro dia da menstruação, outras quando o fluxo está mais intenso. Quanto mais você se observar, mais fácil será prever os momentos que ela surge – e já correr para preparar aquela bolsa de água quente para aliviar a dor 😉

 

Agora, se a cólica está te impedindo de fazer algo na sua vida, talvez seja legal falar com sua médica e pedir orientações de como aliviar todo esse desconforto. Nenhuma dor pode ser normalizada, tá?!


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se