o-que-causa-a-colica-1

Cólica menstrual. O que é e por que acontece

24 de mai de 2023
comentários

Você sabe o que é cólica menstrual? Te mostraremos o que é e como ela ocorre. Bora descobrir!

A cólica menstrual é um sintoma tão comum que tem gente que sabe que está para menstruar só por causa dela. Há também quem sinta esse desconforto só depois que o sangue começa a sair na menstruação. Fato é que, seja forte ou bem fraquinha, boa parte das pessoas que menstruam relata sentir cólica no período menstrual. E você já parou para se perguntar o que é a cólica menstrual, afinal?

 

o-que-causa-a-colica-2

 

Cólica menstrual e ciclo menstrual

Para entender esse sintoma tão comum nas pessoas que menstruam é preciso, antes de mais nada, saber como funciona o nosso ciclo menstrual. E para entender melhor a sua ciclicidade, um grande aliado pode ser o calendário menstrual! Ele mostra cada fase do seu ciclo e te ajuda a perceber certos padrões que se repetem mês e a mês. 

 

O que é cólica menstrual

A cólica menstrual é um dos sintomas que fazem parte do ciclo menstrual. Por isso, vamos explicá-lo primeiro, tá? O ciclo menstrual é todo o processo de preparação pelo qual o nosso corpo passa para engravidar. 

 

Essa preparação passa pelo fortalecimento do endométrio (a camada de tecido que envolve o útero), para receber um embrião. Também faz parte desse preparo do corpo o "trabalho" dos ovários para produzir hormônios e amadurecer um óvulo para fecundação. É um trabalhão mesmo, que a sábia mãe natureza sabe como fazer perfeitamente.

 

Quando passa o período da ovulação e o seu o corpo "percebe" que não engravidou, ele desfaz a preparação que tinha montado para receber o embrião. Isso significa que o óvulo precisa ser descartado, e a camada de reforço do endométrio também – por isso que o que sai na menstruação é muito mais do que um óvulo minúsculo! A maior parte da menstruação que você vê é essa camada do endométrio deixando o corpo.

 

Como acontece a cólica menstrual

Todos esses processos que você acabou de ler fazem com que o útero se contraia para a saída da menstruação, e são esses movimentos de contração que geram a cólica. Por isso ela é um sintoma muito comum do período menstrual.

 

A cólica geralmente dá as caras sempre no mesmo momento para cada mulher. Algumas sentem perto do primeiro dia da menstruação, outras quando o fluxo menstrual está mais intenso.

 

Tipos de cólica

Você sabia que existem dois tipos de cólica? São esses: 

 

1. Primária: é aquela que a maioria das pessoas sente, e costuma aparecer logo após a menarca, que é a primeira menstruação. Essa cólica é causada por uma substância chamada prostaglandina, responsável pela contração do útero e, embora possa ser bem incômoda, é normal senti-la.

 

2. Secundária: já esse tipo de cólica merece acompanhamento médico, uma vez que pode ser provocada por alguma doença ou distúrbio, como endometriose, mioma, problemas com o uso de DIU, alterações do útero e dos ovários ou doença inflamatória pélvica. Se você sentir que a cólica está muito intensa, não deixe de ir ao médico, viu? Morrer de dor não é normal! 

 

o-que-causa-a-colica-3

 

O que fazer para amenizar as cólicas

Algumas práticas podem ajudar a prevenir a cólica menstrual primária e também a lidar com ela quando aparece o desconforto. São elas:

 

  • Manter uma dieta saudável e equilibrada, evitando alimentos ricos em gordura e açúcar;

  • Praticar atividades físicas regularmente; 

  • Preparar uma bolsa de água quente e colocar sobre a barriga.

 

Outra opção é fazer uso de métodos contraceptivos hormonais, que regulam o ciclo menstrual e ajudam reduzir a intensidade da cólica. Mas olha só: nada de começar a pílula anticoncepcional sem consultar o ginecologista, hein? Só ele vai saber qual é o melhor método para o seu perfil!


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!