Dor nas pernas na TPM? Vem saber como aliviar!

Dor nas pernas na TPM? Vem saber como aliviar!

27 de set de 2023
comentários

Você sente dor nas pernas durante a TPM? Nós separamos dicas para aliviar as dores nas pernas antes da menstruação e amenizar os sintomas. Saiba mais!

Qual é o típico sintoma que te desperta para a proximidade de a menstruação descer? Para muitas pessoas, a dor nas pernas é o principal alerta. Mas será que ela sempre pode ser considerada algo natural e que não precisa de atenção? Hum... não mesmo! Bora entender melhor as causas desse incômodo e como aliviá-lo!

 

Você sente dor nas pernas durante a TPM? Nós separamos dicas para aliviar as dores nas pernas antes da menstruação e amenizar os sintomas

 

Dor nas pernas 

A TPM pode vir acompanhada de um conjunto de sintomas: a alteração no humor, a fadiga e a desagradável cólica. Além de tudo isso, pode ser que a TPM ainda traga também uma dor nas pernas, que faz com que elas fiquem pesadas e dificulte a realização, até mesmo, das atividades mais simples. E, como tudo relacionado ao nosso corpo, há uma explicação pra isso.

 

Causas da dor nas pernas na TPM

A dra. Rebeca Gerhardt nos conta que a dor nas pernas durante a TPM costuma ser relativamente normal, uma vez que é causada pela retenção hídrica pré-menstrual, resultado dos níveis de progesterona no nosso corpo: “Esse processo faz com que a gente fique mais inchada, pesa mais as pernas e pode causar essa dor bilateral.

 

Mas, como sempre destacamos aqui, a dra. Rebeca também alerta que nunca se pode normalizar uma dor sem vê-la de forma individual, “senão a gente simplesmente aceita e não olha o que tem por trás.

 

Segundo a especialista, a cólica abdominal que vem acompanhada de uma irradiação para as pernas é um grande sinal de alerta para uma eventual endometriose. “A doença mais clássica acomete os ligamentos que unem o útero à região da coluna que, por sua vez, tem ligação direta com os nervos dos membros inferiores. Como a endometriose fica muito ativa no período menstrual, esses focos inflamam mais e causam essa dor mais irradiada”, explica. 

 

Mas é preciso destacar que a dor na perna por si só não é um indicativo de endometriose, e sim um sinal para melhor investigar esse possível diagnóstico, tá? Então, já sabe: bateu dúvida em relação a algum sintoma aí, agenda uma consulta com sua médica.

 

Como aliviar as dores nas pernas antes da menstruação

Algumas práticas cotidianas – e totalmente fundamentais para a boa manutenção do nosso corpo – também são eficazes para aliviar as dores nas pernas causadas pela menstruação. Portanto, insira na sua rotina:

 

  • Prática de atividades físicas

  • Alimentação saudável

  • Ingestão de líquidos

 

 

Uma dica extra que pode ajudar no alívio da dor nas pernas é fazer compressas com bolsas de água quente, uma vez que o calor estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, o que aumentar a circulação na região e ameniza a dor.

 

E, claro, como não podemos deixar de dizer: sempre alerte o seu médico sobre qualquer dor ou incômodo que sinta!

 

Anotar os sintomas de qualquer desconforto no seu calendário menstrual te ajuda a entender melhor se os incômodos estão ou não relacionados ao seu ciclo menstrual. Já se cadastrou aqui na comunidade para ter acesso ao seu calendário menstrual? É gratuito!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!