Ilustração de menina que come fatia de bolo e que segura um cupcake na sua outra mão

Vontade de comer doce na TPM: saiba porque isso acontece

26 de fev de 2024
comentários

Você sente vontade de comer doce na TPM? Explicaremos o desejo intenso que algumas mulheres têm de comer doce, durante o ciclo menstrual. Bora!

Qualquer menina que menstrua sabe que tem dias que só um chocolatinho consegue amenizar o estresse ou a sensibilidade. Para muitas, essa vontade de comer doce é, inclusive, um grande indicativo de que a menstruação está perto de chegar. Mas você já se questionou por que isso acontece? Ahá! Estamos aqui para desvendar todas as questões sobre a menstruação e esta é mais uma! 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Ilustração de menina que segura pote de sorvete em suas mãos

 

Vontade de comer doce

Se você faz parte do time que se rende a um bom brigadeiro ou qualquer outro doce assim que os primeiros sintomas da TPM surgem, saiba que esse desejo não é apenas psicológico!

Pelo contrário: segundo estudiosos, ele é comparável à vontade de comer carboidratos quando se está tentando parar de fumar. 

 

Por que dá vontade de comer doce na TPM?

Esse desejo intenso por açúcar durante a TPM ocorre devido a mudanças em nossos hormônios. Isso porque dias antes do início da menstruação, há uma queda no hormônio progesterona e um aumento no estrogênio. O resultado disso é a queda nos níveis de açúcar no sangue, o que faz com que a gente sinta vontade por comer doce.

 

E o resultado disso é o seguinte: o doce, assim como o carboidrato, faz com que o estresse seja substituído por uma calma e bem-estar. A explicação disso é que esses alimentos aumentam a liberação de serotonina, que é um neurotransmissor que promove bom-humor e sensação de felicidade. 

 

Mas falando sobre sintomas da TPM, é preciso também não naturalizar a dor e aquilo que atrapalha a sua vida cotidiana. Isso porque, quando você sente sintomas muito intensos, sejam eles físicos ou comportamentais, pode ser sinal de um Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM).

 

O TDPM pode causar:

 

 

Por isso, se você perceber que a TPM tem prejudicado a sua qualidade de vida, afetando, inclusive, o trabalho, os estudos e os seus relacionamentos, não deixe de procurar um ginecologista para encontrarem o melhor tratamento para essa condição. 

 

O que fazer com a vontade de comer doce toda hora

Se você sofre de TPM, vale consumir carboidratos antes da menstruação, para que seu corpo produza insulina suficiente para transportar a serotonina e, assim, também tentar controlar o açúcar no sangue. 

 

Invista, ainda, em alimentos ricos em proteínas, como carnes, peixes, ovos, nozes, sementes, feijões e legumes. Vale também comer oleaginosas (como nozes e castanhas), que promovem saciedade e reduzem a vontade de doce.

 

Uma dica importante é acompanhar o seu calendário menstrual para poder relacionar os seus sentimentos, humores e desejos ao ciclo. Com isso, fica mais fácil identificar quando algo está em excesso e controlar possíveis exageros, inclusive no consumo de doces. Mas, claro, um chocolatinho na TPM de leve não faz mal a ninguém! 

 

Tem uma super dica para amenizar a vontade de comer doce na TPM? Compartilha aqui com a gente 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!