colicamenstrual

Sentir cólicas e não menstruar: o que pode ser?

20 de jan de 2022
comentários

Entenda o que pode ser quando você sente muita cólica e a menstruação não desce

A cólica pode ser muito incômoda e, de forma geral, a gente associa essa dor à menstruação - seja ela uma dorzinha ou "dorzona". Então, normalmente esperamos que ela apareça durante o sangramento. Mas o que fazer quando a gente sente cólica e a menstruação não desce? Fomos conversar com a dra. Rebeca Gerhardt pra trazer as respostas pra você!

menina com cólica

 

1) Sinto muita cólica, e a menstruação não desce. O que pode ser?

Em primeiro lugar, é importante usar a calculadora menstrual pra saber quando a sua próxima menstruação deve vir. Ela está próxima ou não? Porque, às vezes, rola uma cólica pouco antes de a menstruação chegar.

 

Em seguida, você precisa analisar que tipo de dor você está sentindo. Quando identificamos a dor da cólica, em geral estamos sentindo uma dor na região pélvica – e essa região está cheia de órgãos além do útero. Você pode estar sentindo dor na bexiga, no intestino, em outros lugares que não são o útero, mas estão muito próximos.

 

Esse pode ser um dos motivos de você estar com dor e não menstruar. Não é exatamente uma cólica, mas é outro tipo de desconforto e ele precisa ser investigado.

 

2) Sinto cólica, mas a menstruação não vem. Posso estar grávida?

Primeiro passo é checar se a sua menstruação está atrasada, porque esse é o sinal mais evidente de uma possível gravidez. De novo aqui o calendário menstrual pode ser muito útil!

 

O ideal é que você procure um médico quando sentir dor e, como bem lembra a dra. Rebeca, toda mulher com vida sexual ativa e em idade fértil pode estar grávida, não é mesmo?

 

A cólica é uma dor que mostra que o útero está passando por contrações, e essas contrações podem acontecer durante uma gravidez – mas também podem acontecer como parte do ciclo mensal.

 

Então, de forma direta, sim, existe uma possibilidade de estar grávida quando se sente cólica e a menstruação não desce, mas só um exame pode dar essa certeza. Se você está preocupada com essa possibilidade, faça um teste de farmácia.

3) Posso estar sentindo cólica de ovulação?

Existem mulheres que são mais sensíveis e podem sentir dores parecidas com a cólica na ovulação, sim. Para saber quando você está próxima do período de ovular, anote sempre as informações sobre o seu ciclo na calculadora menstrual. Com a informação dos ciclos anteriores ela pode fazer uma previsão aproximada da data da sua próxima ovulação.

médica

 

4) O que fazer se estou sentindo cólica e a menstruação não vem?

Procure atendimento médico. É importante levar os sinais do seu corpo a sério e a dor é um super sinal de que alguma coisa está acontecendo.

 

Toda cólica precisa ser verbalizada e levada a sério, e a dra. Rebeca recomenda que você não normalize a sua dor. Procure um médico e relate seus sintomas – a partir disso ele vai começar a investigar o que pode ser, ok?

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!