intimus_ilustracao_colica

Remédios para cólica menstrual que você já tem em casa e não sabia

29 de set de 2021
comentários

Conheça alguns remédios naturais para aliviar a cólica menstrual

A cólica menstrual, uma dor que pode acompanhar a menstruação, é vivida de um jeito único por cada pessoa. Muitas garotas praticamente não sentem cólica, mas existem também aquelas que sentem uma dor absurda, e que não falha, todo mês está ali. Seja a cólica que aparece um pouco antes de a menstruação descer ou a cólica que aparece nos primeiros dias do sangramento, há uma boa notícia: existem remédios naturais para cólica menstrual superacessíveis que aliviam a dor e trazem mais conforto para você.

 

desenho de um perfil feminino ao lado de figuras do símbolo feminino e interrogações

 

Qual o melhor remédio para cólica menstrual?

É difícil dizer qual é o melhor, porque cada corpo é um corpo. Mas um remédio natural para cólica menstrual que costuma ser muito eficiente é a bolsa de água quente. Esquente a bolsa (siga as instruções da sua bolsa para isso) e coloque uma toalha em volta dela, para evitar queimaduras, e daí coloque a bolsa sobre o lugar que dói – que normalmente é a parte de baixo da barriga, logo abaixo do umbigo, ou a região lombar, que é o comecinho das costas.

 

A bolsa de água quente é tão boa porque o calor relaxa a musculatura do nosso corpo, diminuindo as dores. Caso você não tenha uma bolsa de água quente em casa, pode usar uma toalha aquecida com o ferro de passar, um escalda-pés para aquecer seu corpo (parece receita de vó, mas a bacia com água quente super funciona), e até um banho quente mais demorado.

 

Chás para cólica menstrual

Outro remédio natural para cólica menstrual superpoderoso são os chás! Além do efeito bacana do calor do chá para aliviar dores musculares, existem plantas que dão uma boa aliviada na cólica.

 

Você pode fazer mais de um chá: a erva-doce e o gengibre já foram estudados pela ciência e possuem, comprovadamente, a capacidade de aliviar a cólica tanto quanto um remédio tradicional. No caso do gengibre, você pode até tomá-lo em cápsulas para facilitar.

 

desenho da parte do quadril de uma mulher, com flores na parte da calcinha

 

Automassagem para cólica menstrual
A automassagem (feita por você em você mesma!) é efetiva para aliviar dores e a cólica menstrual. Você pode fazer uma massagem leve na região lombar (que fica na parte debaixo das costas, logo acima do bumbum), deslizando os dedos de fora para dentro, assim como uma massagem circular suave na barriga abaixo do umbigo.

 

Você também pode usar a reflexologia, que é uma técnica chinesa de pressionar um ponto em algum lugar do corpo para aliviar as terminações nervosas de uma outra área do corpo. Parece mágico, né? E é? Sábios, os chineses usam a reflexologia há milênios.

 

No caso da cólica menstrual, o ponto se chama San Yin Jiao. Ele fica na lateral da perna, na parte de dentro, em média 1 palmo acima do tornozelo. Pressione por 30 segundos algumas vezes.

Exercícios para cólica menstrual

Existem diversas posições do Yoga para o alívio de cólicas, mas uma bem simples que você pode tentar é a pose do "alfaiate" - ou Baddha Konasana, na língua de quem pratica Yoga. Sente-se no chão como se fosse fazer uma "borboletinha" com as pernas. Fique com a coluna reta e os joelhos o mais próximo do chão que você conseguir, em seguida faça as palmas dos seus pés se tocarem. Junte seus pés o mais próximo que conseguir da sua ppk e permaneça assim por um minuto. Essa postura relaxa a área pélvica e alivia a dor.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!