Ilustração de mulher sentada sobre livros usando um computador. No topo da sua cabeça uma lâmpada e gifs de aplicativos

Planeje a sua rotina com base em como funciona o seu ciclo menstrual

3 de jan de 2024
comentários

Será que planejar a rotina com base em como funciona o ciclo menstrual é possível? Separamos um passo a passo para organizar o cotidiano conforme a menstruação

Qualquer pessoa que menstrua sabe – e bem – como cada fase do ciclo impacta diretamente no nosso corpo e, por consequência, na nossa vida. 

 

Os hormônios participam ativamente do funcionamento do nosso organismo, o que impacta diretamente na nossa disposição e humor, por exemplo. 

 

E saber como funciona o ciclo menstrual ajuda a programar a sua rotina sem deixar as alterações hormonais te afetarem.

 

Ilustração de mulher segurando um lápis. À frente dela, uma lista de tarefas a fazer

 

Como funciona o ciclo menstrual

O ciclo menstrual é todo o período de mudanças que ocorrem no corpo da pessoa que menstrua ao longo do mês, desde a menarca até a menopausa. Ele se inicia no primeiro dia da menstruação e costuma ter duração de 28 dias, mas podendo ter variação de 24 a 35 dias. 

 

Bora entender cada fase do ciclo menstrual:

 

Fase folicular: o primeiro dia de menstruação marca o início do ciclo menstrual. De forma geral, a menstruação pode durar de 4 a 10 dias, mas isso não é regra e pode variar de pessoa para pessoa ou, até mesmo, de mês para mês (na mesma pessoa). E essa variação costuma ser ainda mais comum nos dois primeiros anos de menstruação. 

 

Fase ovulatória: a ovulação ocorre cerca de duas semanas após o início da menstruação. Nesta fase, o óvulo é liberado do ovário e os níveis de estrogênio continuam aumentando. Esse óvulo viaja pelas trompas até o útero, onde poderá ser fecundado.

 

Fase lútea: é a preparação para a próxima menstruação e, com ela, costuma vir a TPM. Essa fase ocorre depois da ovulação e antecede a próxima menstruação. Neste momento, a progesterona é produzida, alcançando um nível alto, e depois abaixa.

 

A importância do planejamento de rotina de acordo com o ciclo menstrual 

Já ouviu falar do termo Cycle Syncing? Esse é um assunto que tem conquistado as redes sociais. Em bom português, a sincronização do ciclo” nada mais é do que ajustar suas rotinas de acordo com as fases do seu ciclo menstrual.

 

A ideia é identificar como os hormônios agem em cada etapa e, mais do que qualquer coisa, respeitar como você se sente por conta dessas alterações. 

O conceito de sincronização de ciclo menstrual foi criado pela nutricionista funcional Alisa Vitti, em seu livro WomanCode. Vale dizer que ainda não há estudos clínicos que comprovem a eficácia desse método, então é muito mais subjetivo do que cientificamente comprovado, tá? 

 

Como planejar uma rotina de acordo com a menstruação

Por mais que muitas vezes não seja possível adaptar toda a rotina baseada no ciclo menstrual (seria um sonho poder faltar na aula ou em qualquer outro compromisso naquele dia de TPM, né?), alguns hábitos e compromissos podem ser planejados considerando essas fases. Por exemplo:

 

 
  • Durante a menstruação: os dias de menstruação podem ser mais desagradáveis para algumas pessoas, com dores, incômodos e desânimo. Por isso, vale dedicar o período para se manter mais introspectiva, colocando o autoconhecimento em prática. Em relação a atividades físicas, alongamentos, pilates e yoga podem ser uma boa opção. Mas se você quiser apenas ficar quietinha, tudo bem também!

  • Na fase folicular: na pós-menstruação, a energia já começa a subir. É um ótimo momento para explorar a criatividade em projetos que estão parados algum tempo. Exercícios cardiovasculares, como corrida, natação e aulas de ginástica em grupo são ótimas opções, pois aumentam a frequência cardíaca.

  • Na fase ovulatória: é quando nossa energia, disposição e autoestima estão no ápice. Aproveite para sair, dançar e investir em exercícios de alta intensidade, como lutas, por exemplo. 

  • Na fase lútea: aqui, a menstruação começa a se aproximar novamente e, com isso, a energia tende a cair bastante. Respeite esse momento de recolhimento, se assim o desejar. Fazer caminhadas pode ser uma boa opção, se não quiser ficar parada.

 

 

Para identificar as fases do seu ciclo, não deixe de ter o seu calendário menstrual e, claro, registre sempre nele tudo o que você observar em relação ao seu corpo! 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática. 

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!