Ilustração com mulher sentada em postura de lótus, as mãos repousam sobre as coxas. Ela usa calça escura e camiseta regata rosa. Tem calos longos e castanhos. Ao seu redor há nuvens e atrás, uma lua.

Sabia que existem alguns exercícios para aliviar cólica menstrual?

24 de mar de 2022
comentários

Os exercícios para aliviar a cólica menstrual são um remédio natural certeiro e divertido pra você testar. Vem conhecer 

Cólica é aquela visita inconveniente que insiste em chegar junto com a menstruação – e que ninguém convidou pra festa. Se você também sofre com as cólicas menstruais, existem alternativas (além dos remédios) para aliviar a dor. Listamos aqui alguns exercícios para aliviar a cólica menstrual. Esperamos que te ajude 🤗

 

Ilustração de mulher fazendo postura de yoga

 
A cólica é o resultado das contrações naturais do útero durante o processo de eliminação do óvulo e da camada de reforço do endométrio. O endométrio é o tecido que reveste o seu útero, e, ao longo do ciclo menstrual, ele se prepara para receber uma possível gravidez criando uma camada de reforço que também descama e é eliminada na menstruação. Toda essa movimentação cria contrações uterinas – e você pode sentir isso com bastante intensidade.
 
Exercícios para aliviar a cólica menstrual funcionam?
A verdade é que está comprovado que praticar exercícios físicos regularmente alivia a cólica. E você nem precisa ser uma super atleta. Pesquisadores mediram os efeitos de meia hora de exercício leve sobre dois grupos de mulheres e alguns meses depois comprovaram que as que praticavam exercício físico regularmente sentiam menos cólica do que as que não praticavam.
 
Então você não precisa esperar sentir a cólica pra fazer alguma coisa sobre isso - pode começar desde já a cultivar o hábito de se movimentar. Pode ser uma simples caminhada, que você já estará ativamente diminuindo sua cólica no começo do próximo ciclo. É isso que a gente chama de preventivo que funciona.
 
Exercícios para cólica
Agora, se você chegou até aqui porque está com dor neste exato momento, também existem exercícios que ajudam a aliviar a cólica, e são bons para os dias de fluxo menstrual intenso. A maioria deles você vai reconhecer de práticas de alongamentos ou yoga que já tenha feito alguma vez.
 
As poses da cobra, do gato e da vaca são ótimas para aliviar a cólica. Acompanhe:
 
Pose da cobra
Deite-se de barriga para baixo, com as pernas fechadas e esticadas lado a lado. Coloque as mãos embaixo dos ombros e empurre o tronco para cima (como mostra a ilustração abaixo). Respire profundamente na pose por 30 a 60 segundos, tente encher não só o pulmão, mas a barriga de ar, e depois deite-se de novo de barriga para baixo. 
 
Pose do gato e da vaca
São duas poses que se alternam conforme você respira e que são super fáceis de fazer. Mantenha quatro apoios no chão (mãos e joelhos). As mãos precisam estar diretamente abaixo dos ombros, bem alinhadas. Respire fundo, e, quando puxar o ar para dentro, empine a cabeça e o bumbum para cima, fazendo um "U" com as costas.
 
Ao soltar o ar, faça o movimento inverso, solte o ar enquanto faz uma curva com as costas para cima, reproduzindo mesmo o movimento de um gato. Repita por 2 ou 3 vezes, sempre respirando beeeeem devagar e profundamente.
 
Tanto o alongamento quanto o yoga e os exercícios aeróbicos leves são muito úteis no período menstrual para aliviar desconfortos, cólicas, dores de cabeça e o inchaço. O importante é que você faça esses exercícios regulamente – ou seja, também nas outras épocas do mês – e que nunca force seu corpo a fazer mais esforço do que ele quer.
 
E não se esqueça que cólica menstrual muito forte, que deixa você literalmente "de cama" ou atrapalha seu dia, não pode ser normalizada e precisa ser levada ao consultório médico. Seja gentil com você, e quando for o dia de descansar e ficar quietinha, fique sem culpa.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!