Ilustração de menina segurando um absorvente com gotas de sangue menstrual acima da sua cabeça. Ela veste short e blusa verde, meias vermelhas e tem cabelo castanho longo. Para artigo que explica o que é menstruação

Menstruação: entenda por que ela acontece

28 de mar de 2024
comentários

Você sabe o que é menstruação? Explicaremos como e porque ocorre esse processo natural do corpo feminino. Bora lá!

Todo jovem, hoje, tem pelo menos uma ideia do que é menstruação. Mas em um passado não muito distante não era assim – muitas meninas só descobriam sobre o ciclo menstrual quando a menstruação descia pela primeira vez. Os meninos, então, sabiam menos ainda sobre esse processo tão natural do corpo humano.

 

LEIA TAMBÉM:

 

As coisas mudaram e a menstruação não é mais um segredo que deve ser guardado a sete chaves. Menstruar é sinal de saúde e é sinônimo de vida. Vamos descobrir por quê? Junte-se a nós neste papo reto sobre o que é menstruar.

Ilustração de menina segurando absorvente interno. Ela tem cabelos longos pretos e veste roupa íntima branca 

 

O que é menstruação

Em poucas palavras, e de forma mais técnica, menstruação é uma perda cíclica de sangue por via vaginal, ou seja, que acontece periodicamente, em ciclos. Geralmente, a menstruação tem duração de dois a sete dias. Essa perda de sangue é resultado da descamação da “camada do útero”.

 

Como ocorre a menstruação

A menstruação funciona assim: todos os meses, o corpo das pessoas que menstruam se prepara para uma gravidez. Um dos ovários libera um óvulo e, enquanto isso, os hormônios femininos estão trabalhando para que o útero esteja pronto para abrigar o embrião caso haja fecundação.

 

Além da liberação do óvulo, o útero aumenta de espessura para receber o potencial bebê. O objetivo é formar um local confortável e seguro para que o feto possa se desenvolver ao longo das 40 semanas de gravidez.

 

(a natureza é linda e perfeita demais, né?) 💜

 

Só que, bem sabemos, nem todo mundo engravida e, mesmo quem engravida, isso não acontece em todo o ciclo menstrual. Óbvio!

 

Então, quando o óvulo não é fecundado por um espermatozoide, a camada do útero que engrossou para receber o embrião se desprende e é eliminada pela ppk em forma de sangue menstrual.

 

Portanto, a menstruação que você vê como sangue no absorvente é o material que o seu corpo preparou para uma possível gravidez.

 

Bem legal como o corpo funciona, né?

 

Agora que você sabe exatamente o que é a menstruação, entende por que menstruar não é motivo de vergonha? E se não é motivo de vergonha, e é só uma parte da natureza dos nossos corpos, não tem problema algum compartilhar as questões relacionadas ao ciclo menstrual com seus pais, irmãos, amigos, namorado ou namorada. Concorda?

 

Principais sintomas da menstruação

Agora, ainda que esse processo que a gente descreveu seja o mesmo em todas as pessoas que menstruam, os sintomas da menstruação podem variar muito!

 

Cada corpo é único e, portanto, cada pessoa pode sentir de diferentes formas e intensidades os sintomas da menstruação. Vamos listar aqui os mais comuns:

 

Sintomas físicos da menstruação:

 

Sintomas emocionais da menstruação:

 

 

Menstruei pela primeira vez, e agora?

A primeira menstruação não precisa ser assustadora, como já foi, provavelmente, para sua avó ou bisavó. Porque hoje a gente tem muito mais informação e muitos estigmas já foram derrubados. Mas como é uma fase de muitas mudanças, é super natural ficar apreensiva, sem saber como lidar com essa novidade. Mas, olha, estamos aqui justamente pra te ajudar nisso 😉

 

O primeiro passo é escolher o absorvente que vai te deixar mais confortável e segura durante a menstruação. Os tipos de absorventes que existem são:

 

  • Absorvente interno: é aquele que a gente coloca dentro da vagina, muito útil pra quem pratica esportes ou quer nadar durante a menstruação. Atenção para não ficar com ele por mais de quatro horas, ? A gente precisa trocar dentro desse período para manter a saúde da ppk em dia! Ah! E meninas virgens, está liberado usar o absorvente interno, sem problemas!

  • Absorvente com aba: do protetor diário ao absorvente noturno, tem um monte de modelo com abas, que se fixam na calcinha para dar mais segurança e conforto.

  • Absorvente noturno: são modelos mais compridos e com extra proteção, devido a uma dupla área de absorção, no centro e atrás, distribuindo o fluxo por todo o absorvente, prevenindo vazamentos. Ideal para quem tem fluxo intenso ou se mexe muito durante a noite. Com ele, você dorme mais segura e sequinha!

  • Absorvente com cobertura seca: este tipo de absorvente de Intimus® é composto por um tipo de "redinha" que permite a passagem da menstruação para a parte que realmente absorve o sangue menstrual. Isso oferece uma sensação de que você está mais sequinha, sabe? Essa cobertura absorve o sangue menstrual mais rápido, se comparada à cobertura suave, e distribui por todo o absorvente prevenindo vazamentos.

  • Absorvente com cobertura suave: este tipo de absorvente de Intimus® é composto por um material que absorve o sangue e possui três camadas de proteção! Esse material ainda recebe um tratamento especial para dar uma sensação de suavidade no contato com a pele.

 

Vale lembrar que você pode usar diferentes tipos de absorventes ao longo do ciclo menstrual.

 

Com o absorvente escolhido, agora o mais importante é ter paciência e entender como o seu corpo funciona. Em pouco tempo, você já vai tirar de letra cada menstruação. 

 

Aliás, a gente super recomenda que você passe a usar o calendário menstrual de Kira. Já ouviu falar?

 

É uma ferramenta que vai te ajudar a compreender o teu ciclo menstrual, porque ali você vai colocar a data que a menstruação desce todo mês e os sintomas. Aí, o calendário mostra quando você estará ovulando e quando irá começar o próximo ciclo. Legal, né?

 

E mais uma dica: se você tem dúvidas sobre o seu ciclo menstrual, converse com alguém de confiança, como a sua mãe ou uma amiga, e com o ginecologista.

 

Desde a primeira menstruação, é legal encontrar um ginecologista que irá te acompanhar daqui pra frente (e a gente tem um artigo explicando tudo sobre a primeira vez no ginecologista). 

 

Visitas regulares ao médico, uma vez ao ano, ajudam a garantir que está tudo bem com o seu corpo e a encontrar melhores maneiras de lidar com o ciclo menstrual se necessário. E não deixe de celebrar esta nova fase da sua vida! 😍

  

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!