O que é menstruação – direto ao ponto!
Venha bater um papo reto sobre o que é menstruar e saber mais sobre esse processo tão natural do corpo!
Todo jovem, hoje, tem pelo menos uma ideia sobre o que é menstruação. No passado, não era assim – muitas meninas só descobriam sobre o ciclo menstrual quando a menstruação descia pela primeira vez. Os meninos, então, sabiam menos ainda sobre esse processo tão natural do corpo humano.
As coisas mudaram e a menstruação, hoje, não é mais um segredo que deve ser guardado a sete chaves. Menstruar é sinal de saúde e é sinônimo de vida. Vamos descobrir por quê? Junte-se a nós neste papo reto sobre o que é menstruar:
O que é menstruação
Em poucas palavras, e de forma mais técnica, menstruação é uma perda cíclica de sangue por via vaginal, geralmente com duração de dois a sete dias. Essa perda de sangue é resultado da descamação da “camada do útero”.
Funciona assim: todos os meses, o corpo das pessoas que menstruam se prepara para uma gestação. Um dos ovários libera um óvulo e, enquanto isso, os hormônios femininos estão trabalhando para que o útero esteja pronto para abrigar o embrião caso haja fecundação.
Além da liberação do óvulo, o útero aumenta de espessura para receber o potencial bebê. O objetivo é formar um local confortável e seguro para que o feto possa se desenvolver ao longo das 40 semanas de gravidez.
Quando o óvulo não é fecundado por um espermatozoide, a camada do útero que engrossou para receber o embrião se desprende e é eliminada pela ppk em forma de sangue.
Portanto, a menstruação que você vê como sangue no absorvente é o material que o seu corpo preparou para uma possível gravidez.
Bem legal como o corpo funciona, né?
Agora que você sabe exatamente o que é a menstruação, entende por que menstruar não é motivo de vergonha? E se não é motivo de vergonha, é só uma parte da natureza dos nossos corpos, não tem problema algum compartilhar as questões relacionadas ao ciclo menstrual com seus pais, irmãos, amigos, namorado ou namorada.
Menstruei pela primeira vez, e agora?
A primeira menstruação não precisa ser assustadora, como já foi, provavelmente, para sua avó ou bisavó. Porque hoje a gente tem muito mais informação e muitos estigmas já foram derrubados.
No início, você irá aprender a usar absorvente (prometemos que é fácil!), e a lidar com alguns sintomas que podem aparecer e ser incômodos, como cólicas e flutuações de humor. Mas, aos pouquinhos, você vai entender como o seu corpo funciona e tirar de letra cada menstruação. Aliás, a gente super recomenda que você passe a usar o calendário menstrual. É uma ferramenta que vai te ajudar a compreender o teu ciclo, porque ali você vai colocar a data que a menstruação desce todo mês e os sintomas. Aí, o calendário mostra quando você estará ovulando e quando irá começar o próximo ciclo. Legal, né?
E mais uma dica: se você tem dúvidas sobre o seu ciclo menstrual, converse com alguém de confiança, como a sua mãe ou uma amiga, e com o ginecologista.
Desde a primeira menstruação, é legal encontrar um ginecologista que irá te acompanhar daqui pra frente (e a gente tem um artigo explicando tudo sobre a primeira vez no ginecologista). Visitas regulares ao médico, uma vez ao ano, ajudam a garantir que está tudo bem com o seu corpo e a encontrar melhores maneiras de lidar com o ciclo menstrual se necessário. E não deixe de celebrar esta nova fase da sua vida! ☺️
Camila Luz
Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.
Vem conversar com a gente!
Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!