Ilustração de mulher no banheiro lavando as mãos para artigo sobre teste do cotonete

Teste do cotonete: descubra se o método é eficaz para saber se a menstruação está vindo

29 de mar de 2024
comentários

Entenda o que é o teste do cotonete, se é realmente eficaz para saber se a menstruação está vindo e mais!

São muitas as crenças e estigmas que envolvem a menstruação. Há quem acredite que quando estamos menstruadas não podemos lavar cabelo ou, nem mesmo, comer ovo. Mas nada disso faz sentido. E algo que muitas meninas fazem e precisamos discutir é o teste do cotonete para saber se a menstruação está vindo. Isso é mito ou funciona?

 

LEIA TAMBÉM:

 

Ilustração de mulher encostada em absorvente interno para ilustrar artigo sobre teste do cotonete para saber se a menstruação vai descer

 

 

Afinal, o que é o teste do cotonete?

Há mulheres que inserem um cotonete no canal vaginal para identificar a presença de sangue. Isso é o que se chama de teste do cotonete para saber se a menstruação vai descer. Se ao retirá-lo, o cotonete estiver manchado, em tom rosado, marrom ou vermelho, seria sinal de que a menstruação está a caminho.

 

O teste do cotonete é realmente eficaz para saber se a menstruação está vindo?

Mas, afinal, o teste do cotonete para saber se a menstruação vai descer é realmente confiável? A resposta é não! Não existe qualquer tipo de comprovação científica sobre a eficácia desse método. Afinal, o cotonete só vai sair manchado se já houver sangue no canal vaginal. Então, mesmo se ele sair limpo, pode ser que dali a algumas horas o sangue comece a descer, o que significa que a sua menstruação estava sim prestes a chegar – e o cotonete saiu sem nada. 

 

Quais os principais sinais de que a menstruação está chegando?

O nosso corpo dá diversos sinais de que a menstruação está próxima. Você só precisa ficar atenta a eles. Alguns dos principais sintomas da TPM são:

 

 

Mas a forma mais eficiente de saber se a menstruação está vindo é fazer o seu cadastro aqui em Kira e começar a usar o calendário menstrual. Com ele você pode acompanhar cada fase do seu ciclo menstrual. Por meio dele, você ainda fica por dentro das modificações pelas quais o seu corpo passa durante o mês e pode registrar outras informações que achar importante. Dica de BFF, hein?

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!