pode-comer-ovo-menstruada-1

Pode comer ovo menstruada? Vem saber se é mito ou se faz mal

19 de mai de 2023
comentários

Será que você sabe se pode comer ovo quando está menstruada? Te contaremos se essa crença, de fato, faz mal ou se não passa de um mito. Vem descobrir!

Quem já acompanha o nosso conteúdo sabe bem que uma das nossas missões aqui na comunidade é acabar com os estigmas da menstruação. E, olha, tem umas crenças que fica até difícil saber como surgiram. Uma delas é se pode comer ovo menstruada! 

 

pode-comer-ovo-menstruada-2

 

Pode comer ovo menstruada?

Muitas dessas crendices do que pode ou não pode comer na menstruação vêm da época das nossas avós e bisavós. Bora lembrar que, naquela época, falar sobre menstruação era praticamente impensável. E quando um assunto não é abordado abertamente, as chances de se criarem lendas são grandes. 

 

E uma dessas ideias que se estabeleceram lá atrás, e que até hoje coloca uma pulga atrás da orelha de muita menina, é de que comer ovo menstruada faz mal. Já ouviu essa?

 

Faz mal comer ovo menstruada?

A verdade é que não existe qualquer alimento que não possa ser consumido durante a menstruação, tá? Um alívio ter isso bem claro, né?

 

Agora, é bem verdade que alguns alimentos podem potencializar os sintomas da TPM, como inchaço e cólica. É aquela velha história: cada organismo funciona de um jeito e o segredo é entender e respeitar os sinais que o seu corpo dá.

 

Mas, só pra reforçar, em nenhum caso o ovo entra na lista dos vilões da menstruação, tá?

 

Mito ou verdade?

Se você está se perguntando de onde surgiu essa história de que faz mal comer ovo menstruada, bora entender melhor. Essa ideia nasceu muitos anos atrás, certamente. E sabe a razão? Porque criou-se a crença de que o ovo poderia deixar a menstruação com mau cheiro 🙄

 

pode-comer-ovo-menstruada-3

 

Essa ideia não tem nada a ver mesmo! Inclusive porque, na realidade, o sangue menstrual não possui cheiro fétido. O que ele tem é um odor natural de ferro. E bora naturalizar isso, hein?

 

Quando ouvir algo sobre menstruação que parece ser muito absurdo, duvide! Principalmente algo sobre o que não pode fazer menstruada. Para confirmar qualquer suspeita, não deixe de marcar uma consulta com o especialista que poderá te esclarecer tudo sobre o seu corpo!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!