mitos-libido-feminina-1

Fatores que podem alterar a libido da mulher

28 de fev de 2023
comentários

Será que você sabe o que pode alterar a libido da mulher? Nós te contamos os principais motivos que causam mudanças na libido feminina. Vem saber mais!

Vivemos um tempo em que a sexualidade está praticamente onipresente em nossas vidas. Seja em propagandas, em séries e filmes, nas músicas ou redes sociais, o sexo é tema recorrente. Com isso, há quase uma expectativa de que estejamos sempre com a libido lá em cima, sempre dispostas a fazer sexo. Já sentiu isso? Mas será que a libido da mulher está sempre em alta mesmo?

 

 

mitos-libido-feminina-2

 

Olha, não caia nessa! A libido feminina não é algo linear, viu? São muitos os fatores que podem fazer com que em determinada época estejamos com um alto desejo sexual, enquanto em outros períodos, mal conseguimos pensar em sexo. 

 

O que provoca a libido?

Esses fatores que podem influenciar a nossa libido vão desde questões emocionais até mesmo hormonais. Vamos entender um pouco mais sobre isso.

 

O que pode causar a falta de libido feminina

Como a dra. Rebeca Gerhardt explicou em outro artigo aqui em Kira, sobre desejo sexual, um dos motivos para a queda da libido pode estar no próprio relacionamento. Quando o casal não está na mesma sintonia e há problemas como comunicação e falta de confiança, realmente fica mais difícil ter vontade de transar. Mas não é só isso.

 

Fatores como baixa autoestima, ansiedade e estresse também podem fazer com que a libido seja afetada, e quando o motivo tem relação emocional ou mental, é importante buscar ajuda de um psicólogo para entender a razão disso e achar o melhor caminho para fazer as pazes consigo mesma.

 

É preciso destacar, ainda, que medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos e anticoncepcionais também podem causar uma queda na libido e, se esse for o seu caso, não deixe de informar o seu médico. 

 

O que pode causar aumento de libido feminina

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, existem três situações em que a mulher sente desejo por sexo de maneira prazerosa:

 

  • Espontaneamente, pelo instinto sexual que é natural a todo ser humano;

  • Quando recebe estímulo sexual de seu parceiro ou parceira

  • Por meio de fantasias sexuais.

 

 

Mas, quando falamos de desejo sexual espontâneo, é preciso considerar que há diferentes fatores que podem colaborar para esse aumento da libido. Um dos principais é o ciclo menstrual. Como assim? Explicamos.

 

Quem acompanha o seu calendário menstrual, pode perceber isso mais facilmente: quando estamos no período fértil, há um aumento da disposição sexual, justamente, porque essa é a fase em que todo o nosso sistema reprodutivo está voltado para a concepção. Toda essa libido é um incentivo do nosso corpo para que haja uma fecundação. 

 

Mas outros fatores podem dar uma leve aumentada nesse apetite sexual, como a prática de atividades físicas (enquanto nos exercitamos, nosso corpo libera endorfina, que é o hormônio do prazer e do bem-estar, e por isso há uma maior disposição para o sexo). 

 

Determinados alimentos, conhecidos como afrodisíacos, também podem dar uma “esquentada”, por estimularem os hormônios sexuais. Alguns deles são frutos do mar, pimenta, maca peruana, banana, chocolate, gengibre, nozes e castanhas.

 

mitos-libido-feminina-3

 

O que fazer ao perceber alterações na libido feminina

É fundamental entender que cada pessoa possui uma relação diferente com o sexo e que isso deve ser respeitado. Também passamos por diferentes momentos da nossa vida que mexem com nosso emocional e que isso também, naturalmente, também afeta a nossa libido.

 

O importante é entender os sinais que o seu corpo te dá e respeitá-lo. Se sentir que a falta ou o excesso de libido está realmente te incomodando, não hesite em buscar ajuda médica ou psicológica. O importante é você se sentir bem! 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!