desenho de uma menina deitada no sofá com um livro na cara
É verdade que anticoncepcional diminui a libido?
13 de mai de 2022

É verdade que anticoncepcional diminui a libido?

Kira

O anticoncepcional diminui a libido em alguns casos, mas outros fatores também podem provocar a queda de desejo sexual. Saiba mais

Começou a tomar pílula e notou uma queda na vontade de transar? Ou já ouviu isso de uma amiga? Vocês não estão sozinhas. Alguns estudos mostram que o anticoncepcional diminui a libido, mas vale saber que nem todos os contraceptivos provocam essa queda no desejo sexual.

 

desenho de menina sentada em cima de uma pílula/comprimido

 

Além disso, cada organismo é um. Enquanto algumas mulheres podem sentir menos desejo, outras continuam com tanto apetite sexual quanto antes de começar a tomar pílula. Afinal, o uso de contraceptivos reduz a ansiedade em relação a uma gravidez não planejada e isso acaba fazendo a gente relaxar mais na hora do sexo.

 

Anticoncepcional e a libido

Os contraceptivos hormonais, como a pílula, previnem a gravidez por meio da liberação de hormônios sintéticos no corpo, como estrogênio e progesterona. Esses hormônios são os responsáveis naturais pelo nosso ciclo menstrual. Só que quando o corpo recebe doses extras desses hormônios, isso impede a ovulação e causa mudanças no endométrio (a camada que reveste o útero) e no muco cervical (o corrimento natural fisiológico).

Com a ação do hormônio - ao tomar anticoncepcional - pode vir uma chuva de efeitos colaterais, como alterações de humor, ganho de peso e dores de cabeça. As alterações da libido também são uma das possíveis consequências do uso de anticoncepcionais, principalmente os combinados, ou seja, que possuem tanto estrogênio quanto progesterona em sua composição. Tem um estudo feito em 2013 que mostra que 15% das participantes notaram reduções no desejo sexual após tomar esse tipo de anticoncepcional.

 

Os anticoncepcionais que têm apenas estrogênio, ou então à base de hormônios naturais, parecem ter menos impactos sobre a libido feminina.

 

O que é alteração na libido?

As alterações na libido podem se manifestar de diversas formas. Você pode não ter vontade de trocar carícias ou transar, pode sentir menos lubrificação na ppk ou ter dificuldades para se sentir excitada e chegar ao orgasmo.

 

Se você anda sentindo alguma dessas coisas, vamos te lembrar que a falta de vontade de transar não deveria gerar culpa. Muitos fatores podem provocar a baixa libido - além do uso de métodos contraceptivos hormonais. O estresse pode interferir no desejo sexual, assim como o cansaço, a insegurança ou problemas de relacionamentos.

 

desenho de duas meninas deitadas na cama

 

O primeiro passo é procurar o ginecologista para entender se tudo vai bem com a saúde e se o uso do anticoncepcional pode estar causando o problema. Ele pode sugerir outras formas de contracepção ou adaptar o seu uso da pílula.

 

Mas também é importante investigar outras possibilidades e, se necessário, conversar com um psicólogo. Se você está em um relacionamento, é importante manter o diálogo aberto e avaliar se está, de fato, confortável com a pessoa que está com você.

 

O importante é nunca, jamais, transar sem vontade. Falta de libido tem solução, mas, independentemente disso, respeite os seus desejos e se coloque em primeiro lugar.


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se