Ilustração de mulher sentada, com as pernas cruzadas, e uma das mãos no rosto, para artigo sobre a dúvida menstruei mês passado e esse mês não veio

Menstruei mês passado e esse mês não veio. Veja o que pode ser

11 de abr de 2024
comentários

O ciclo menstrual irregular gera muitas dúvidas, saiba as possíveis razões para ter menstruado no mês passado e não ter menstruado no mês seguinte

Se você acabou de passar pela menarca, que é a primeira menstruação, ou ainda está nos primeiros anos da idade fértil, pode ter uma certa dificuldade em identificar o padrão do seu ciclo menstrual. É bem comum que venha a preocupação: “menstruei mês passado e esse mês não veio”. Será que tem algo errado? Keep calm, porque isso é mais comum do que você pensa! Bora entender o que está pegando!

 

LEIA TAMBÉM:

 

 Ilustração de duas adolescentes sobre absorvente menstrual. Uma delas veste uma capa de super heroína

 

Variações do ciclo menstrual

É super esperado que os primeiros anos da adolescência sejam marcados por ciclos menstruais irregulares. Afinal de contas, o nosso corpo está passando por mudanças muito intensas e as variações hormonais são elevadíssimas. Por isso mesmo nossos sentimentos ficam à flor da pele e nosso humor muda com a mesma rapidez de um vídeo no Tiktok.  

 

Essa variação do ciclo menstrual faz com que a menstruação não venha sempre no mesmo período. Até mesmo a duração e a intensidade do fluxo sofrem mudanças mês a mês. 

 

A duração de um ciclo menstrual de adolescente costuma ser entre 21 e 45 dias, podendo, entretanto, ser mais longa ou mais curta. Inclusive, nos primeiros ciclos após a menarca, pode ser que você nem ovule todos os meses. 

 

Mas não vai ser sempre assim, ? Conforme a gente vai avançando na adolescência, ficando mais velha, os ciclos tendem a se tornar mais regulares, com menos variações.

 

Possíveis causas da ausência da menstruação

Bom, agora você já sabe que, na adolescência, é bem comum a menstruação vir em um mês e no outro não. Mas, veja só: se essa ausência se estender por três ou mais ciclos, vale ligar o alerta e procurar o seu médico. Isso porque há algumas possíveis causas para a menstruação não descer - em adolescentes e em mulheres adultas, como:

 

  • Prática de exercícios físicos intensos;

  • Alterações recentes de peso corporal; 

  • Uso de determinadas medicações (como anticoncepcionais orais ou anticoncepcionais injetáveis, antipsicóticos, antidepressivos, anti-hipertensivos, opióides);

  • Algumas doenças prévias;

  • Histórico de manipulação uterina, assim como de quimioterapia, irradiação pélvica ou do sistema nervoso central;

  • Estresse e depressão

  • Alterações na tireoide;

  • Sinais de deficiência estrogênica;

  • Entre outros.  

 

Quando procurar ajuda médica em caso de atraso da menstruação?

Se você identificar que a sua menstruação não desceu por três ciclos seguidos, agende uma consulta com a sua ginecologista. Somente a profissional será capaz de identificar se há algo atípico com o funcionamento do seu corpo. 

 

Autoconhecimento e registro do ciclo menstrual

O ideal é que você conheça o seu ciclo menstrual a fundo para, a partir disso, ser capaz de identificar qualquer alteração em seu padrão. E, claro, se você está na adolescência, é muito natural que esse conhecimento ainda esteja sendo adquirido. Uma ajuda muito boa para isso é registrar as informações no calendário menstrual de Kira. Nele você pode incluir:

 

 

A partir disso, você não apenas terá um maior autoconhecimento, como também poderá identificar qualquer alteração ainda no início, o que é determinante para o controle de qualquer situação anormal. Sem falar que a sua relação com o seu ciclo menstrual ficará muito mais íntima e saudável!

 

O calendário menstrual de Kira é gratuito. Basta se cadastrar aqui no site e começar a usar.

 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!