quando-comeca-a-adolescencia-1

Afinal, quando começa a adolescência?

7 de out de 2022
comentários

Vamos te contar também qual a diferença entre adolescência e puberdade

Qualquer pessoa que já passou ou está passando pela adolescência sabe como essa é uma fase marcada por questionamentos. É normal nem mesmo sabermos direito quem somos, diante de tantas mudanças que vivenciamos. Esse período é tão complexo que a dúvida já começa com quando começa a adolescência.

 

quando-comeca-a-adolescencia-2

 

Afinal, quando começa a adolescência?

Sabia que essa resposta não é um consenso? Pois é. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Entre 12 e 18 anos é a fase da adolescência.  

 

Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) define que a adolescência começa aos 10 anos, com a pré-adolescência, e termina aos 19 anos completos. A OMS faz a seguinte divisão entre as fases da adolescência:

 

 
  • Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos

  • Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos

  • Juventude – dos 15 aos 24 anos

 

 

Mas as divergências não param por aí, viu? Um estudo publicado na revista científica Lancet Child & Adolescent Health mostrou que cientistas defendem que a adolescência deve ser estendida até os 24 anos. Para esse grupo de especialistas, essa alteração seria essencial para assegurar que as leis que dizem respeito aos jovens continuassem sendo asseguradas.

 

Qual a diferença entre puberdade e adolescência?

Precisamos esclarecer isso: adolescência não é o mesmo que puberdade! Como já explicamos, a adolescência é um período da vida em que passamos pela transição de criança para a fase adulta. E essas mudanças são muito amplas: envolvem gostos, amizades, interesses e, claro, fatores biológicos. 

 

Já a puberdade é, especificamente, o conjunto dessas mudanças biológicas (físicas e hormonais) que acontecem em nosso corpo na fase da adolescência e que vão fazer com que a gente chegue à maturidade física e mental. 

 

Algumas alterações que ocorrem na puberdade são:

 

 
  • Rápido crescimento em estatura;

  • Desenvolvimento do sistema reprodutor;

  • Desenvolvimento do sistema esquelético e muscular.

 

 

Então, resumindo, podemos dizer que a puberdade é o que acontece com o nosso corpo na adolescência. Deu pra entender? 🤗 

 

quando-comeca-a-adolescencia-3

 

Uma coisa que achamos super importante ressaltar é que você e sua amiga, por exemplo, podem ser adolescentes da mesma idade, mas isso não quer dizer, necessariamente, que estejam vivendo a mesma fase da puberdade. 

 

Cada corpo tem as suas características e o seu tempo. Por isso, cada uma tem a primeira menstruação em um momento diferente. E não tem problema algum se acontece um pouco antes ou um pouco depois das outras meninas da turma! Tente não se comparar, por mais difícil que seja, tá?

 

E se tiver dúvidas, marque uma consulta com a ginecologista. Ela vai te esclarecer todas essas questões que surgem a todo momento nessa fase! 

 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!