sinais-do-periodo-fertil-1

Quando é o período fértil? 7 sintomas que o corpo dá

21 de ago de 2023
comentários

Será que você sabe quando é o período fértil feminino? Separamos os principais sintomas que o corpo dá em cada fase desse período. Clique e saiba mais!

Se você já tem o costume de ler os artigos de Kira, é bem provável que já tenha na ponta da língua a resposta para a pergunta: “o que é e quando é o período fértil”? Mas, se não é o seu caso, não se preocupe! Esse é um assunto muuuito importante e não cansamos de falar sobre ele. E quem faz parte daquele grupo que tem pavor de uma gravidez não planejada (quem não tem, gente?), necessita saber o máximo possível sobre esse tema. Então, bora!

 

sinais-do-periodo-fertil-2

 

O que é período fértil?

O nosso ciclo menstrual é dividido em fases, sendo que o período fértil é a segunda delas. É aqui que acontece a ovulação. Considerando que o corpo da mulher é voltado para a reprodução e a gestação, biologicamente falando, podemos dizer que esse é o momento mais importante do nosso ciclo. 

 

Nesses dias, os níveis de estrogênio aumentam para amadurecer o óvulo, fazê-lo sair do ovário e viajar até o útero, onde pode ser fecundado ou não. Quando o óvulo finalmente é liberado, o corpo passa a reduzir a produção de estrogênio e a aumentar a de progesterona, para colaborar na preparação do útero. 

 

Você pode perceber que durante o seu período fértil, você se sente mais disposta e com a libido nas alturas. Olha aí seu organismo doidinho pra você fazer um baby! Portanto, mais do que nunca, sexo só com camisinha, se não quiser virar mãe antes do tempo.  

 

Quando é o período fértil feminino?

Para falar sobre como funciona o ciclo menstrual e, por consequência, o período fértil, é preciso citar cada fase dele. Funciona assim:

 

 
  • O ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação, que pode durar em média uns 5 dias (podendo variar em cada pessoa que menstrua). Essa é a chamada fase folicular. Aqui, os hormônios estão nos níveis mais baixos no seu corpo. Depois da menstruação, seu corpo volta a produzir hormônios (principalmente o estrogênio) e então é comum seu corpo voltar a ter mais disposição. 

  • Em seguida, entra em cena a fase ovulatória, que é quando rola a ovulação e, por isso, é o chamado período fértil, que dura cerca de 7 dias, incluindo o dia da ovulação, três antes e três depois. O óvulo é liberado, mais ou menos, lá pelo 14º dia do seu ciclo.

  • A última fase do ciclo é a lútea. Quando o óvulo que não foi fecundado ele "morre" e é eliminado, junto com a camada do útero chamada de endométrio, e sabe o que é isso? A sua menstruação.

 

 

Tudo isso junto é a duração completa do seu ciclo, que pode ter de 24 a 35 dias. É importante anotar para que você conheça o seu corpo e os principais sinais que ele te dá em relação a essas etapas do ciclo.

 

sinais-do-periodo-fertil-3

 

Sinais do período fértil 

Cada corpo é único e os sintomas do período fértil podem variar, mas, no geral, esses são os mais comuns:

 

  • Aumento da libido;

  • Cólicas na região pélvica;

  • Corrimento parecido com uma clara de ovo;

  • Leve declínio na temperatura corporal. O aumento acentuado da temperatura é o sinal de que a ovulação acabou de ocorrer. 

  • Colo do útero mais macio, alto, aberto e úmido;

  • Inchaço;

  • Dor nos seios.

 

 

Calendário menstrual de Kira

Uma dica para poder acompanhar cada mudança do nosso ciclo menstrual é começar a usar a nossa calculadora menstrual. Nela, você insere a data da sua última menstruação, quantos dias mais ou menos ela dura, a intensidade do fluxo, a duração do ciclo e se você usa algum método contraceptivo.

 

Com essas informações registradas, o calendário menstrual informa as possíveis datas das próximas ovulações e menstruações, além de saber quais são as suas chances de engravidar ao longo do mês. Pode baixar e depois agradeça a gente, tá? 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!