Ilustração de mulher de cabelos curtos pensativa. Ao seu lado, ícones de pílula anticoncepcional, camisinha e calendário menstrual

Quem toma anticoncepcional ovula ou não? Desvendamos o mistério

6 de mar de 2024
comentários

Será que quem toma anticoncepcional ovula? Te explicaremos como acontece o ciclo menstrual de quem toma anticoncepcional hormonal. Bora lá!

A pílula anticoncepcional é considerada uma das grandes conquistas feministas do século XX. Foi ela que, a partir de 1957, proporcionou à mulher o direito de viver uma vida sexual por prazer e não mais com o objetivo único da reprodução. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Décadas depois, ela é apenas mais uma, entre tantas alternativas de métodos contraceptivos. Mas, embora continue sendo uma das principais escolhas de contracepção entre as pessoas que menstruam, o uso da pílula anticoncepcional é cercado de dúvidas. Por exemplo, você sabe responder se quem toma anticoncepcional ovula?

 

Ilustração de médica ginecologista com prancheta na mão. Ao seu lado ícone de útero e o símbolo do sexo feminino

 

 

Quem toma anticoncepcional sente sintomas da menstruação?

A pílula anticoncepcional tem como função impedir a ovulação. Os hormônios que compõem este método contraceptivo são os responsáveis por isso. Eles ainda afinam o revestimento uterino, evitando a implantação de possíveis óvulos fertilizados. Também fazem com que o muco cervical engrosse, impedindo que os espermatozoides cheguem ao óvulo. Tudo para evitar uma gravidez indesejada

 

Quem faz uso da cartela anticoncepcional com 21 pílulas, com intervalo de uma semana até iniciar uma nova, pode apresentar sintomas de TPM, mesmo sem ovular.

 

Esses sintomas recebem o nome de TPM-like e podem se manifestar de diferentes formas, como sangramento de escape, cólicas, entre outros.

  

Sangramento no meio da cartela é sinal de que a pílula perdeu o efeito?

Mesmo quem toma a pílula anticoncepcional pode ter um sangramento de escape durante o ciclo menstrual. Mas se você perceber um fluxo mais intenso ou duração maior do que o usual não deixe de se consultar com o seu ginecologista, ?

 

É importante entender, ainda, que a menstruação de quem toma o anticoncepcional ocorre devido à descamação do endométrio causada pela privação hormonal durante os dias que você fica sem tomar a pílula, até iniciar uma nova cartela.

 

Lembre-se ainda que a pílula tem uma pequena chance de falha, mesmo para quem a toma direitinho. Sua eficácia fica em torno de 99%. 

 

Então, para garantir 100% de proteção a uma gravidez indesejada e ainda prevenir a contaminação de infecções sexualmente transmissíveis, sempre combine o método com a camisinha

 

Afinal, será que quem toma anticoncepcional tem ovulação?

Não. Quem toma pílula anticoncepcional não ovula. Os hormônios da pílula anticoncepcional impedem a ovulação e, sem óvulo, não há como ocorrer uma gravidez.

Mas isso, claro, só é válido se você tomar a pílula todos os dias, no mesmo horário. Sempre siga as recomendações do seu médico e nunca emende a cartela sem ele autorizar, pois há algumas formulações que não permitem isso. 

 

Ainda tem dúvidas sobre o uso da pílula anticoncepcional? Compartilha nos comentários logo abaixo 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!