Ilustração de mão de mulher segurando cartela de pílula anticoncepcional

Bora entender de uma vez se quem toma anticoncepcional menstrua ou não

1 de jan de 2024
comentários

Será que quem toma anticoncepcional menstrua? Te explicaremos como acontece a menstruação de quem toma anticoncepcional. Bora lá!

A prevenção à gravidez indesejada deve ser uma das prioridades para qualquer pessoa que inicia a vida sexual. 

 

E tão importante quanto escolher o método contraceptivo é entender como funciona cada um. Antes mesmo de tomar a primeira pílula anticoncepcional, você já se perguntou como é a menstruação de quem toma anticoncepcional?

 

Ilustração de mulher sentada com métodos contraceptivos e artigos menstruais ao redor

 

Como é a menstruação de quem toma anticoncepcional

Antes de qualquer coisa, você sabia que a menstruação de quem toma pílula anticoncepcional é bem diferente da menstruação de quem não faz uso de hormônios? 

 

Na verdade, quando a gente toma pílula, o que acontece é o chamado "sangramento de privação", que surge quando os níveis de hormônios das pílulas caem. 

 

Os contraceptivos orais suprimem o ciclo ovariano normal com um ciclo artificial causado pela interrupção do uso da pílula no dia 21. Os contraceptivos orais com maior potência e dose de progesterona e estrogênio estão associados a um menor número de dias de sangramento. 

 

Já no caso dos anticoncepcionais à base unicamente de progesterona, há a interrupção parcial ou completa do ciclo normal, ou seja, pode não haver o período menstrual. 

 

Características da menstruação de quem toma anticoncepcional

Para quem toma a pílula de 21 dias, durante a pausa de 7 dias, a menstruação desce. De modo geral, esse tipo de contracepção hormonal faz com que o período menstrual se torne mais curto e regular. O fluxo também pode se apresentar mais leve, e é comum haver um alívio nas cólicas

 

Mas para quem faz uso de outros tipos de contraceptivos à base de hormônios, como adesivo, injeção ou DIU, essas características podem mudar, tá?

 

Afinal, quem toma anticoncepcional tem sangramento de escape?

Sim! As alterações hormonais que ocorrem ao começar a fazer uso da pílula anticoncepcional podem resultar em sangramento fora do período menstrual. Mas pode ficar tranquila, que esse cenário tende a melhorar à medida que seu organismo se acostuma com esses hormônios.

 

Importantíssimo: jamais comece a tomar pílula sem antes falar com o ginecologista, beleza? Só a partir de uma consulta completa o especialista poderá indicar o melhor método contraceptivo para o seu caso. E mais uma dica: nada de emendar cartela sem o consentimento do médico, porque essa prática pode trazer prejuízos para a sua saúde quando feita com medicamentos inapropriados. 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática. 

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!