desenho de uma menina sentada abraçando as pernas, com dois balões de pensamento acima de si: um com interrogações e outro com um rabisco

A menstruação não desceu no intervalo do anticoncepcional. É preciso se preocupar?

15 de mar de 2022
comentários

Saiba o que fazer se a menstruação não veio na pausa da pílula

Quem toma anticoncepcional com pausa já se prepara todos os meses para o sangramento, mas pode acontecer de a menstruação não descer no intervalo do anticoncepcional – e fomos perguntar para a dra. Rebeca Gerhardt o que isso significa.

 

desenho de uma mulher ao lado de um celular mostrando o calendário menstrual de Kira

 

A menstruação não veio na pausa

Se a menstruação não descer no intervalo do anticoncepcional, isso não é motivo para se preocupar. Aliás, muitas mulheres nem fazem a pausa, emendam uma cartela na outra (depois de conversar com o médico sobre isso, claro).

 

Vale lembrar que esse sangramento no intervalo das cartelas de anticoncepcional não é uma menstruação de verdade. A dra. Rebeca explica que os laboratórios que fabricam as pílulas, inicialmente, colocaram essa pausa para dar a sensação de normalidade para as mulheres.

 

Mas como a pílula impede a ovulação, não é possível existir menstruação! O que a mulher vivencia na pausa da pílula é um sangramento porque o corpo está sentindo falta do hormônio que é ingerido todos os dias.

 

desenho de uma mulher sentada com uma xícara na mão

 

Muitas mulheres, inclusive, chegam a não sangrar mais – principalmente depois de muitos anos de pílula, quando o endométrio (o tecido que cobre o útero) já está bem fino. O endométrio sempre é reforçado durante a ovulação para o caso de o útero receber um embrião. É por isso que, quando acaba o período fértil, não só o óvulo é descartado, mas o endométrio também descama. Com muito tempo sem ovulação, ele começa a ter pouco material para descartar e daí é normal não sangrar mesmo.

Mas a dra. Rebeca Gerhardt avisa: mesmo não sendo nada para se preocupar, é importante ter o seu acompanhamento ginecológico em dia, especialmente se você toma anticoncepcional, ok? Só assim é possível ter certeza de que está tudo bem. Então percebeu que alguma coisa mudou no seu ciclo, vai na gineco!


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!