Menacme é o nome dado ao período entre a primeira e a última menstruação

Menacme é o nome dado ao período entre a primeira e a última menstruação

22 de set de 2023
comentários

Será que você sabe o que é menacme? Nós te explicaremos sobre o período entre a primeira e a última menstruação da mulher e quais exames são necessários nessa fase!

Já publicamos artigos aqui na nossa comunidade sobre a menarca, ou seja, a primeira menstruação, e todas as mudanças que ela traz não só para o nosso corpo, mas também como afeta nossas emoções de tantas formas distintas. Mas, após esse primeiro contato com o nosso ciclo fértil, entramos em uma nova etapa que nos acompanhará por grande parte da vida adulta. E ela recebe o nome de menacme. 

 

Menacme é o período entre a primeira e a última menstruação da mulher e requer exames

 

O que é menacme

Pedimos um help para nossa best especialista, dra. Rebeca Gerhardt, para explicar de um jeito bem simples o que é essa palavra meio estranha. “Menacme é todo o período entre a menarca e a menopausa. Ou seja, é o intervalo de vida em que a mulher se encontra em idade reprodutiva.

 

Exames ginecológicos da menacme

A menacme é uma etapa que pode durar dos 10 aos 50 anos de idade. Mas isso é só uma média, tá? Cada pessoa pode menstruar pela primeira vez ou entrar na menopausa antes ou depois disso.

 

Ao longo de todos esses anos, a pessoa que menstrua deve ter um acompanhamento médico. Não apenas para a prevenção e tratamento de doenças, mas também para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao funcionamento do corpo, sexualidade ou fertilidade. 

 

E, muitas vezes, esse acompanhamento médico vem com alguns pedidos de exames ginecológicos. A dra. Rebeca destaca que, por se tratar de um período estendido, as necessidades vão mudar em determinadas idades. Mas o que aparece com protagonismo na prevenção é:

 

 
  • Rastreio precoce de câncer de colo de útero, o que pode incluir desde a vacinação de HPV (ainda na adolescência, de preferência) e o exame ginecológico com coleta de células, que é chamado de papanicolau

  • A partir dos 40 anos, passa a ser pedido a mamografia

  • Outros exames podem ser sugeridos, caso a paciente apresente queixas nas consultas ou alguma anomalia seja detectada. 

 

 

Cuidados da menacme

A dra. Rebeca enfatiza a importância de outros cuidados que devem fazer parte da vida da mulher durante a menacme, como ter um auxílio profissional para ajudá-la a encontrar o melhor método para evitar uma gestação indesejada, que seja compatível com o seu estilo e momento de vida

 

Também é essencial se atentar para as doenças sexualmente transmissíveis, tendo sempre o preservativo como aliado, além de fazer um planejamento de vida considerando que, caso haja desejo de reprodução no futuro, existe um "prazo de validade" para a mulher engravidar

 

Por tudo isso, tenha um ginecologista para chamar de seu! 😊

 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 

 

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!