idade-para-fazer-mamografia-1

Tem idade certa para começar a fazer mamografia?

23 de jan de 2023
comentários

Neste artigo mostramos quando é recomendado fazer o exame de mamografia e quais são as circunstâncias em que essa idade pode ser reduzida. Vem saber mais!

Os exames ginecológicos nos acompanham ao longo da vida e, conforme vamos ficando mais velhas, a lista vai crescendo. A mamografia é um dos mais importantes, pois ajuda a detectar a presença de doenças como o câncer de mama. Quando identificado cedo, tem mais chances de ser combatido com sucesso 💪 Agora, tem idade para começar a fazer mamografia? Vem que a gente te explica!

 

idade-para-fazer-mamografia-2

 

O que é mamografia e para que serve

A mamografia é um raio x da mama que basicamente tira fotos para identificar possíveis alterações ou sinais de doenças, como tumores malignos. Para fazer o exame, é preciso tirar o sutiã e posicionar a mama em uma máquina que possui duas placas. Juntas, elas apertam a mama para tirar boas imagens do interior dos seios.

 

Parece meio dolorido, né? Tem gente que acha, mas é um exame bem tranquilo. Só é recomendado que você não esteja na TPM ou menstruada, pois os seios podem estar mais sensíveis. O Instituto Oncoguia recomenda fazer a mamografia uma semana depois da menstruação. 

 

A mamografia de rotina costuma ser rápida, durando de 15 a 30 minutos. Ela é feita a cada dois anos, quando não há queixa ou suspeita de problemas. Já a mamografia diagnóstica é feita quando o médico ou a própria paciente nota algo estranho, como um carocinho em uma das mamas. Nesses casos, o exame pode ser um pouco mais longo, já que o profissional responsável precisará ser cuidadoso e tirar fotos ainda mais detalhadas.

 

Quando tem que começar a fazer mamografia?

O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rotina, também chamada de mamografia de rastreamento, seja realizada a partir dos 50 anos de idade.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, antes dos 50 anos, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é menor. Ou seja, não dá para investigar com tanta precisão.

 

Por isso, em pessoas mais jovens, existem mais chances de resultados falso-negativos ou falso-positivos. Como a mamografia é um exame que expõe o corpo à radiação, os profissionais de saúde consideram que os riscos superam os benefícios.

 

idade-para-fazer-mamografia-3

 

O seu ginecologista pode solicitar a mamografia de rotina antes dos 50 anos caso você tenha histórico de câncer de mama na família e o médico considere importante para redobrar a vigilância e prevenir a condição. 

 

Enquanto você não sopra as 50 velinhas e completa cinco décadas de vida, é importante fazer o autoexame de mama com regularidade e fazer as visitas de rotina ao ginecologista. 

 

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo todo e, quando identificado cedo, as chances de cura aumentam. Prevenir não custa nada e pode salvar a sua vida!

 


Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!