prevencao-cancer-de-mama-1

Prevenção do câncer de mama é assunto de toda mulher!

5 de out de 2022
comentários

Entenda a importância do Outubro Rosa e como prevenir essa doença

Anualmente, no mês de outubro, em todo o mundo, é celebrado o Outubro Rosa, campanha que tem como missão compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. E é importante ter em mente que esse é um assunto para mulheres de todas as idades. 

 

prevencao-cancer-de-mama-2

 

Você sabia que esse é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos? Apenas em 2020, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), foram estimados cerca de 2,3 milhões de casos em todo o mundo. Para 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença no Brasil. 

 

O que é o câncer de mama?

Nessa doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

 

Quais os sintomas de câncer de mama?

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo e saída espontânea de líquido dele. Podem, ainda, aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

 

Como identificar a doença?

A forma mais fácil e comum de perceber o câncer de mama é por meio do exame de toque. Assim, a mulher pode sentir a presença de um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Mas, não precisa se desesperar caso perceba esse sinal, tá? Nem todo caroço é um câncer de mama. Por isso, se houver qualquer suspeita, não hesite em consultar um profissional de saúde. 

   

É essencial ter em mente que toda mulher a partir de 40 anos de idade deve procurar um serviço de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, mesmo que não tenha sintomas. 

 

Outro exame muito importante é a mamografia, que é um raio-X da mama e permite descobrir o câncer mesmo quando o tumor ainda é pequeno.

 

Fatores de risco do câncer de mama

O fator hereditário é um dos principais. Quem tem algum membro da família, especialmente mãe ou irmã, que teve essa doença antes dos 50 anos de idade possui mais chances de ter câncer de mama um dia

 

É preciso redobrar a atenção também quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário. Se você se encaixa em um desses perfis, não deixe de ir todos os anos no seu ginecologista para o controle.

 

  

prevencao-cancer-de-mama-3

 

Como se prevenir do câncer de mama

Algumas práticas são essenciais para prevenção dessa e de outras doenças, como manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar regularmente atividades físicas e não fumar.  

 

Lembre-se sempre de que a sua saúde deve estar em primeiro lugar, hein? E aproveite para conscientizar as outras mulheres da sua família sobre a importância da prevenção! 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!