fazer-xixi-sem-sentir-1

Fazer xixi sem sentir. Vem entender o que pode ser

17 de nov de 2022
comentários

Fazer xixi sem sentir pode indicar o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico. Vem entender!

Fazer xixi sem sentir é uma situação que dá até um pouco de medo, especialmente se for em público. Mas deixe a vergonha pra lá, pois pode acontecer com qualquer uma de nós! Em geral, quando o xixi escapa por acidente, são só algumas gotinhas que não causam muito estrago. De toda forma, se a situação acontecer com frequência, é preciso ficar esperta e consultar um médico urologista ou ginecologista para identificar as causas e tratar.

 

fazer-xixi-sem-sentir-2

 

Não segurar a urina: o que pode ser? 

Os escapes de xixi têm um nome técnico oficial: incontinência urinária. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a condição é provocada pela perda de tônus muscular na região pélvica, a região do quadril onde fica a bexiga e o útero. Em geral, o enfraquecimento dessa musculatura acontece quando a gente fica mais velha, quando estamos muito acima do peso, durante uma gestação ou após o parto. Mas também pode acontecer com mulheres que não se encaixam em nenhuma dessas categorias. 

 

Para quem tem incontinência urinária, o simples fato de espirrar, tossir, correr, rir, pular ou levantar peso pode provocar os escapes de xixi. Isso se chama incontinência por esforço. Você pode estar tranquila batendo papo com as amigas, cair na gargalhada e sentir que escapou um pouquinho. 

 

Quem tem escapes de xixi deve consultar o médico para identificar a causa e tratar a condição, que pode melhorar por meio de exercícios que fortalecem a musculatura, ou em alguns casos, requer cirurgia.

 

O que causa urina solta?

A incontinência urinária não é a única causa da urina solta. Fazer xixi o tempo todo também pode ser consequência de uma infecção urinária, condição de saúde super comum e frequente entre as mulheres. Ela acontece tanto porque, na nossa anatomia, a uretra (o buraquinho por onde sai o xixi) fica mais próxima do ânus do que nos homens. Daí, fica mais fácil que as bactérias presentes no intestino cheguem até a uretra e provoquem uma infecção. 

 

Além de provocar vontade de ir ao banheiro o tempo todo, a infecção urinária pode causar ardência e dor ao urinar. Para tratar, é preciso ir ao médico e tomar medicamentos, como os antibióticos. 

 

O que fazer ao notar escapes de xixi

Bom, se você notar escapes de xixi, vontade de ir ao banheiro toda hora ou qualquer sintoma desconfortável ao urinar, é preciso mesmo procurar o médico. Pode ser o seu ginecologista de confiança, ou então um urologista, que é o especialista responsável pelo sistema urinário. Pois é, não são só os homens que precisam visitar o urologista de vez em quando!

 

Quando os escapes de xixi estão muito frequentes, o seu cotidiano pode ser afetado e, por consequência, o seu bem-estar e até a sua saúde mental. Afinal, não dá para viver com medo de molhar a calcinha, né? 

 

fazer-xixi-sem-sentir-3

 

Nesse caso, o absorvente para menstruação e incontinência urinária pode ajudar. O absorvente Intimus® 2 em 1 é um absorvente externo com dupla proteção que absorve instantaneamente a menstruação e escapes de xixi. Bom, né? Ele tem formato anatômico, o que significa que se adapta ao corpo e é super confortável. Dessa forma, você pode seguir fazendo as suas atividades diárias tranquilamente, sem nem lembrar que está menstruada ou que teve um escape. 

 

Intimus® desenvolveu também o protetor diário 2 em 1, que absorve mais xixi do que um protetor diário comum, sendo indicado para escapes leves! Tudo para te deixar tranquila para gargalhar com as amigas, praticar esportes e viver sua vida bem plena, sem medo de molhar a calcinha. 


Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!