acabo-de-urinar-e-continuo-com-vontade-1

Acabo de urinar e continuo com vontade de fazer xixi. O que pode ser?

16 de set de 2022
comentários

Quando acabo de urinar e continuo com vontade de fazer xixi com frequência, logo surgem as dúvidas: será que estou com cistite? Ou incontinência?

Se acabo de urinar e continuo com vontade de fazer xixi, uma luzinha de emergência logo se acende no cérebro: será que tem algo errado com a saúde? Pode ser que sim. 

 

acabo-de-urinar-e-continuo-com-vontade-2


Estou urinando muito: o que pode ser?

A vontade de urinar toda hora pode ser provocada por uma série de condições de saúde. Em mulheres, uma das mais frequentes é a infecção urinária. Muitas de nós já a tivemos pelo menos uma vez na vida. E tem gente que tem direto! 

 

Também conhecida como cistite, ela acontece quando microrganismos entram no nosso sistema urinário por meio da uretra (o pequeno buraquinho por onde a gente faz xixi). De lá, esses microrganismos viajam até a bexiga. A bactéria Escheria coli, naturalmente presente no intestino e importante para a nossa digestão, costuma ser uma das principais culpadas da infecção urinária

 

Além de vontade de fazer xixi toda hora, a cistite também pode provocar ardência ao fazer xixi e coceira na ppk. A doença é bastante comum entre as mulheres, mas requer tratamento normalmente. Então, se tiver esses sintomas, vale consultar o médico.

 

Se você anda tendo uma cistite atrás da outra, o Ministério da Saúde dá algumas dicas que podem ajudar a prevenir a condição:

 

  • Beber bastante água e fazer xixi com frequência

  • Fazer xixi depois de transar

  • Ao limpar a ppk e o ânus depois de ir ao banheiro, passe o papel higiênico de frente para trás 

  • Evitar roupas íntimas muito justas ou que retenham muito calor e umidade

  • Trocar o absorvente com frequência, a cada quatro horas, no máximo

 

Quantas vezes é normal urinar a noite

A vontade de fazer xixi o tempo todo também pode ser provocada por outras condições, como a diabetes. Essa doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, um hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o corpo. 

Um dos principais sinais da diabetes é a vontade de fazer xixi várias vezes durante a noite.

 

Se você está se perguntando quantas vezes é normal urinar durante a noite, pois acha que tem algo errado, consulte um médico. Levantar-se da cama mais do que duas vezes, com frequência, para fazer xixi pode ser um sinal de alerta, se isso vier acompanhado de sintomas como sede anormal, boca seca, perda de energia e cansaço extremo. 

 

Incontinência urinária e os escapes de xixi

Outra possível razão para a vontade de urinar toda hora é a incontinência urinária, mais comuns em mulheres mais velhas, grávidas ou que acabaram de ter bebê. 

 

Às vezes, os escapes de xixi podem até provocar um xixi na cama. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a perda de tônus muscular na região pélvica, onde fica a bexiga, o útero e também a ppk, é a principal causa da incontinência urinária. Pra quem não está familiarizado com essa expressão, o tônus muscular é um estado natural de tensão constante nos músculos quando eles estão em repouso.


Todas nós podemos ter que lidar com um escape de xixi vez ou outra, durante uma risada mais forte, um acesso de tosse ou esforço mais intenso. Mas se acontece sempre, é preciso consultar o médico para ele te ajudar a entender as causas e oferecer algum tratamento. 

 

acabo-de-urinar-e-continuo-com-vontade-3


Como lidar com os escapes de xixi

A boa notícia é que a incontinência urinária costuma ter tratamento, como fisioterapia e com exercícios para o assoalho pélvico, que ajudam a fortalecê-lo para prevenir o escape frequente das gotinhas. 

 

O pompoarismo é um dos mais conhecidos. Essa técnica milenar de controle e consciência dos músculos vaginais é bem simples de praticar, pois consiste em uma série de movimentos de contração e relaxamento da região pélvica. Dá pra fazer agora mesmo, enquanto você lê este texto, e ninguém nem vai perceber!

 

Se você convive com os escapes de xixi, seja pelo motivo que for, o protetor diário é seu melhor amigo. E existe um protetor especial pensado especialmente para essa condição! O protetor diário Intimus® 2em1 oferece proteção contra escapes de xixi e tecnologia de controle de odores pra garantir um cuidado completo para a sua zona íntima.  

 

Já no período menstrual, a melhor opção é o absorvente Intimus® 2em1, que conta com uma dupla proteção que absorve instantaneamente a menstruação e escapes de xixi leves e moderados. Ele tem um formato anatômico e tecnologia de controle de odores que vão garantir muito mais conforto em qualquer situação. Tudo o que você precisa para estar sempre sequinha e confortável! 🥰

 

 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!