desenho das pernas de uma menina sentada no vaso sanitário, com a calcinha pendurada
Por que é importante fazer xixi depois do sexo
4 de mai de 2022

Por que é importante fazer xixi depois do sexo

Kira

Fazer xixi depois do sexo é importante para limpar o canal da uretra e ajudar a prevenir infecções urinárias. Saiba mais

Fazer xixi depois do sexo é um conselho compartilhado entre mulheres que vale a pena ser levado a sério. Tudo bem que aliviar a bexiga não é a primeira coisa que surge na mente depois de um momento íntimo e gostosinho como o sexo. Mas vale você saber que, pelas evidências científicas, as palavras de sabedoria da mulherada - sua amiga, mãe, tia, vizinha - podem ajudar a manter a sua saúde íntima em dia.

 

Não é incomum a gente ouvir mulheres que se queixam de começar a sentir sintomas bem chatinhos quando começam a ter relações sexuais. É ardência ao fazer xixi, vontade de ir ao banheiro toda hora e até um incômodo na região do abdômen. Todos esses sintomas podem indicar uma infecção urinária. Então, atenção com eles! E também com esse rito de passagem entre a virgindade e a vida sexual ativa. Entra, aí, a boa e velha prevenção - com camisinha e também fazendo xixi depois de transar.

desenho de uma menina séria com as mãos na frente das partes íntimas, ao lado de flores

 

Xixi depois do sexo para evitar infecções

Também conhecida como cistite, a infecção urinária dá as caras quando microrganismos entram no trato urinário por meio da uretra, um pequeno buraquinho por onde sai o xixi, e viajam até a bexiga. A bactéria Escheria coli, presente no intestino e importante para a digestão, costuma ser a principal culpada por essa infecção.

 

Homens também podem ter infecções urinárias, mas elas são mais frequentes nas mulheres, por causa da nossa anatomia. Pois é. Como a uretra feminina está mais próxima do ânus, as bactérias presentes no intestino podem acabar migrando até a nossa uretra mais facilmente. E com essa anatomia não dá pra gente brigar, né?

 

Bom, e fazer xixi após o sexo ajuda nisso? Siiiim!

 

A relação sexual com penetração acontece pela vagina, que é a maior entrada da ppk, localizada logo abaixo da uretra nas mulheres. Só que, durante o sexo, pode acontecer uma pressão sobre a uretra, forçando a entrada das bactérias que ficam, originalmente, no ânus. E é isso que aumenta a probabilidade de infecções.

 

Então, fazer xixi depois do sexo é considerada uma forma de higiene importante, porque a urina (acredite!) lava a uretra e pode expulsar qualquer bactéria indesejada que tenha entrado ali durante a relação sexual.

 

desenho de uma médica segurando uma prancheta saindo da tela de um computador, junto com algumas flores e cartelas de comprimido

 

Mais sexo, mais chances de infecção urinária?

Ter relações sexuais com mais frequência pode, sim, aumentar as chances de a mulher ter uma infecção urinária. Mas vamos combinar que você não precisa parar de transar pra manter a saúde íntima em dia, ok? Além de fazer xixi logo depois de transar, é importante que tanto você quanto a pessoa com quem você está transando mantenham uma boa higiene íntima. A camisinha também ajuda muito a manter as infecções longe!

 

Se a sua vida sexual já começou, é importante consultar um ginecologista para falar de higiene íntima e prevenção de infecções urinárias e infecções sexualmente transmissíveis. Se você sentir qualquer sintoma incomum, procure o médico. E não tenha vergonha de fazer xixi logo após o sexo! Sua saúde íntima e seu bem-estar têm muito a ganhar com esse bom hábito 😉

 

Conta pra gente: fazer xixi depois do sexo faz parte dos teus hábitos? É algo tranquilo ou você sente vergonha?


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se