incontinencia-urinaria-de-esforco-1

Já escapou xixi quando tossiu ou espirrou? Conheça a incontinência de esforço

13 de set de 2022
comentários

Vem saber tudo sobre a incontinência urinária de esforço, suas causas e como contornar a situação

É mais comum do que parece deixar escapar um xixizinho para a calcinha depois de cair na gargalhada ou de ter um acesso de tosse daqueles. Quando rola bem de vez em quando, tá tudo certo. Mas se você anda soltando umas gotinhas de xixi com frequência, pode ser incontinência de esforço.

incontinencia-urinaria-de-esforco-2

O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária é o nome técnico para o escape de xixi. A Sociedade Brasileira de Urologia diz que a perda de tônus muscular na região pélvica, onde fica a bexiga, o útero e também a ppk, é a principal causa dos escapes de xixi. Pra quem não está familiarizada com essa expressão, o tônus muscular é um estado natural de tensão constante nos músculos quando eles estão em repouso.

Para quem tem incontinência urinária, o simples fato de espirrar, tossir, correr, rir, pular ou levantar peso pode provocar os escapes de xixi. Você pode estar tranquila batendo papo com as amigas, cair na gargalhada e sentir que escapou um pouquinho. Ou, então, molhar a calcinha enquanto estiver praticando exercícios físicos.

Segundo a ginecologista Rebeca Gerhardt, os escapes de esforço que acontecem com muita frequência estão associados a estados mais avançados de enfraquecimento do assoalho pélvico. “A incontinência urinária de esforço pode acontecer mais durante o envelhecimento e nas mulheres gestantes ou que acabaram de ter bebê. Também estão mais sujeitas as que estão acima do peso”, diz.

A especialista explica que o envelhecimento, a gestação, o parto e o sobrepeso podem comprometer o assoalho pélvico e provocar o seu enfraquecimento. Aí, fica mais difícil segurar o xixi durante algum momento de maior esforço.

Incontinência urinária de esforço: como tratar?

Se você está se perguntando se incontinência urinária tem cura, a resposta é sim! Mas é preciso botar a pélvis para trabalhar. Em geral, o tratamento costuma ser a fisioterapia. Os exercícios para o assoalho pélvico são muito bem-vindos, pois ajudam a fortalecê-lo para prevenir o escape frequente.

Em alguns casos, o médico também pode recomendar cirurgia. Dependendo das causas, o profissional de saúde pode recomendar tratar as causas, como lidar com a tosse crônica ou perder um pouco de peso em casos de obesidade.

incontinencia-urinaria-de-esforco-3

Se você anda molhando a calcinha por acidente com muita frequência, o absorvente Intimus® 2 em 1 pode ser seu companheiro inseparável. Com dupla proteção, absorve instantaneamente a menstruação e escapes de xixi.

Intimus® desenvolveu também o protetor diário 2 em 1, que também absorve mais xixi do que um protetor diário comum, sendo indicado para escapes leves! Tudo para te deixar tranquila e poder praticar exercícios físicos, tossir em paz e gargalhar por aí sem medo.

Camila Luz

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

Dra. Rebeca Gerhardt

Ginecologista e obstetra formada pela Universidade Estadual de Londrina – sua cidade natal – compartilha todo seu conhecimento médico com Kira e suas leitoras. Fala sem estigmas sobre saúde íntima, sexualidade, cuidados com a ppk e autoestima.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!