saude-da-mulher-escape-1

Como o escape de xixi impacta a saúde da mulher

14 de set de 2022
comentários

O escape de xixi pode afetar a saúde da mulher e seu dia a dia, especialmente a saúde mental. Vem bater um papo sobre o tema

Quando umas gotas de xixi escapem de fininho, por acidente, quando você faz algum esforço ou até em atividades do dia a dia mesmo, até dá pra lidar com a situação. Mas quando o escape de xixi acontece com frequência, pode ficar um pouco mais difícil conviver com o problema, afetando a saúde da mulher. 

 

saude-da-mulher-escape-2

 

O nome oficial – ou "correto" - do escape de xixi frequente é incontinência urinária, uma condição que afeta a saúde da mulher com mais frequência do que a do homem. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o problema é duas vezes mais comum no público feminino. Cerca de 35% das mulheres com mais de 40 anos e após a menopausa (a última menstruação) apresentam a incontinência urinária em algum grau.

Os impactos da incontinência urinária feminina

Molhar a calcinha o tempo todo não é motivo de vergonha. A condição está frequentemente associada ao enfraquecimento do assoalho pélvico, especialmente durante o envelhecimento, a gravidez ou em mulheres que estão acima do peso. 

 

Para quem não está muito familiarizada com o termo “assoalho pélvico", essa é a região do corpo onde fica a bexiga, o útero e também a ppk. A incontinência é provocada pela perda de tônus muscular na região, um estado natural de tensão constante nos músculos quando eles estão em repouso. 

 

Quando o escape de xixi acontece bem de vez quando, tá tudo bem dar uma secada na calcinha com papel higiênico e seguir a vida, ou então trocar de calcinha assim que for possível. Mas quando acontece sempre, a condição pode acabar se tornando um inconveniente. Afinal, ninguém merece levar a vida com a calcinha molhada o tempo todo. Às vezes, se escapar bastante, o xixi pode acabar molhando também a roupa, a cadeira, o assento do carro ou do busão.

 

Nesses casos, é importante encontrar soluções para estar sempre sequinha – e uma delas é o bom e velho absorvente. Siiiim, ele mesmo. Mas calma lá, não estamos falando do absorvente menstrual comum. A tecnologia já evoluiu tanto que existe um produto que cai como uma luva para quem tem que lidar com menstruação e escape de xixi: é o absorvente Intimus® 2em1. Ele possui dupla proteção para menstruação e escapes de urina. Com tecnologia de controle de odores, oferece maior conforto e discrição através de seu formato anatômico, além de absorver três vezes mais que um absorvente menstrual regular. 


Existe também um produto para quando você não está menstruada, e precisa lidar com o escape. É o protetor diário Intimus® 2em1, que oferece proteção contra escapes de xixi e tecnologia de controle de odores pra garantir um cuidado completo para a sua zona íntima. 

 

Você já experimentou algum deles? Se sim, conta aqui nos comentários o que achou.

Escape de xixi e saúde mental

Quando falamos sobre saúde da mulher, também é importante discutir saúde mental. Afinal, corpo e mente são um só e, para estar bem por inteiro, o físico e o mental precisam estar em dia e merecem cuidados. 

 

Os cientistas têm investigado os impactos da incontinência urinária na saúde mental das mulheres. A gente já falou sobre isso: os escapes de xixi não são motivo de vergonha. No entanto, para algumas pessoas, encarar o problema com frequência pode provocar ansiedade e afetar o dia a dia. 

 

Um estudo publicado em 2017 no Jornal Internacional de Neurologia concluiu que a incontinência urinária pode estar relacionada a depressão e ansiedade. Outra pesquisa, feita no Brasil pelo IPEC (Inteligência e Pesquisa e Consultoria), revela resultados parecidos, como reporta a revista IstoÉ.

 

Muitas vezes, as mulheres com incontinência acabam se isolando da sociedade para evitar constrangimentos, como quando o xixi escapa um pouquinho. Ou, então, vão ao banheiro com muita frequência por medo de molhar a roupa ou o assento. Portanto, podem evitar ir a locais ou estar em situações nas quais não podem ir ao banheiro com facilidade, como em shows, festas ou em longas reuniões de trabalho. 

 

Aí, vira uma bola de neve que pode resultar em ansiedade social, por exemplo, ou em depressão pelo isolamento e a dificuldade de simplesmente viver tranquila, sem medo do escape de xixi.

saude-da-mulher-escape-3

 

Como tratar incontinência urinária feminina

Em geral, o tratamento para os escapes de xixi costuma ser a fisioterapia. Os exercícios para o assoalho pélvico são muito bem-vindos, pois ajudam a fortalecê-lo para prevenir o escape frequente das gotinhas.

 

Em alguns casos, o médico também pode recomendar cirurgia. Dependendo das causas, o profissional de saúde pode recomendar tratar as causas, como lidar com a tosse crônica ou perder um pouco de peso em casos de obesidade.

 

Se a incontinência urinária estiver afetando o seu emocional, é importante tanto tratar as causas da condição como buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como psicólogo ou psiquiatra. Também busque acolhimento de pessoas nas quais você confia e com quem se sente confortável para conversar, sair e estar por perto – especialmente quando estiver se sentindo mais ansiosa.

 

O acesso aos absorventes adequados também é fundamental, já que eles mantêm a gente sequinha e ajudam a evitar a ansiedade relacionada aos escapes. 

 

Segundo o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 15 milhões de brasileiras têm escapes de xixi. Você não tá sozinha, e tá tudo bem lidar com ele. 😉

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!