Você sabe o que é sangramento de ovulação? Nós explicaremos no que consiste esse pequeno sangramento que ocorre durante o período ovulatório

Sangramento de ovulação. Vem saber se é normal

29 de set de 2023
comentários

Você sabe o que é sangramento de ovulação? Nós explicaremos no que consiste esse pequeno sangramento que ocorre durante o período ovulatório. Bora lá!

Imagine a cena: você vai ao banheiro, olha para a calcinha e se depara com uma mancha de sangue nela. Imediatamente, olha o calendário menstrual que você mantém atualizado aqui em Kira e... ainda faltam duas semanas para a menstruação vir! Ixi.. O que deu errado? 

Calma! Isso pode ser apenas um sangramento de ovulação.

 

Sangramento da ovulação é aquele que acontece, normalmente, umas duas semanas antes de a menstruação descer de fato

 

Sangramento de ovulação

Conversamos com a dra. Rebeca Gerhardt sobre esse cenário. Mas, antes de tudo, ela deixa um recado: precisamos considerar que esse sangramento que estamos falando ocorre em pessoas que não usam hormônios. É comum as meninas se colocarem todas nas mesmas caixas e muitas usam pílula anticoncepcional, anel vaginal ou outro método contraceptivo hormonal, e isso faz com que elas não ovulem.

 

Portanto, tudo isso que vamos falar neste artigo, vale para você que não faz uso de contraceptivos hormonais, ok?

 

O que é sangramento de ovulação

A dra. Rebeca explica que o sangramento da ovulação é aquele que acontece, normalmente, umas duas semanas antes de a menstruação descer de fato. Ele costuma ser tão discreto que, em muitos casos, passa despercebido. 

 

Como é o sangramento de ovulação

Esse sangramento de ovulação, diz a ginecologista, vem em pequena quantidade, podendo ser tanto em vermelho vivo quanto um vermelho mais escuro. “Às vezes, ele vem acompanhado de uma cólica leve mais abdominal lateral, e é bem rápido e resolutivo, com duração de cerca de dois ou três dias.

 

E por que acontece o sangramento de ovulação?

São vários os possíveis motivos desse sangramento, e nossa especialista lista alguns deles:

 

 
  • Desbalanço hormonal, que faz essa escamação endometrial precoce;

  • Cisto;

  • Pólipo;

  • Mioma;

  • Infecções;

  • Também pode ocorrer de usuárias de dispositivos intrauterinos não hormonais (o DIU de cobre) sangrarem no período da ovulação.

 

 

O que podemos concluir é que esse sangramento de ovulação é bem inespecífico e, para descobrir o motivo, é preciso de uma investigação completa. 

 

Mas olha só: não é caso de desesperar, tá? Só é legal anotar no calendário menstrual se isso tem ocorrido todo mês, para ter um registro quando for fazer uma consulta ao ginecologista.

 

E mais um ponto: se você faz uso de algum método contraceptivo hormonal, você não ovula, então o sangramento no meio do ciclo provavelmente tem outra razão. Vale conversar com seu médico, beleza?

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!