menstruacao
Menstruação escura: o que pode ser
13 de dez de 2021

Menstruação escura: o que pode ser

Kira

Muita gente chama isso de “borra de café”. Vem entender o que pode ser quando a menstruação está escura

Será que você precisa se preocupar com uma menstruação escura? Mesmo quando você já menstrua há algum tempo, algumas dúvidas permanecem, e muitas garotas percebem que a menstruação está escura em algum momento do período menstrual – ou em um ciclo específico. 

 

Na maioria das vezes, o sangue escurece no contato com o ar. A maioria das mulheres comenta que percebe o sangue mais marrom no começo e/ou no final da menstruação e isso é normal, porque o sangue demora mais tempo para "descer", tendo mais contato com o ar.

 

Aliás, há várias cores de menstruação (e a gente já fez um textinho sobre isso, vem ler!).

desenho de uma menina apoiando a cabeça nos braços, com um balão de riscos acima dela, representando confusão

 

Quando a menstruação escura pode ser preocupante?

Se a sua menstruação está escura e vem muito pouco – ou seja, não é só aquele comecinho de menstruação que vem marrom e depois fica vermelho – pode ser sinal de Sangramento Uterino Anormal. Esse sangramento costuma ter causa hormonal e você precisa ir ao médico para que ele investigue o que está acontecendo, ok?

 

Para entender melhor, a menstruação escura estilo "borra de café" pode significar que você está passando por algum estímulo hormonal que faz o seu endométrio descamar por outra razão que não a menstruação regular. O que acontece é que parte do seu útero está liberando esse sangramento, que passa um tempo até "descer" de fato e por isso desce marrom. Pode não ser nada sério, mas é sempre importante checar com a sua ginecologista, então se notou esse sangramento marrom fora do começo e fim da menstruação, marque uma consulta, certo?

 

Muitas vezes esse sangramento tem a ver com alteração nos níveis de estrogênio, um hormônio muito importante para o ciclo menstrual da mulher, e que pode sofrer alterações até por conta da pílula anticoncepcional.

 

Outro motivo comum é por conta de vaginoses, infecções bacterianas na vagina. Nesse caso, também não é uma menstruação que começa marrom e fica vermelha, e sim escapes marrons e mais grossos que a sua menstruação normal.

 

Fique atenta se você tem outros sintomas como ardência, coceira, cheiro mais forte no sangue ou dor e, nesses casos, mais uma vez, procure seu médico.

 

Menstruação escura pode também ser sinal de endometriose ou até gravidez, por isso é importante observar outros sintomas, e analisar por quantos dias esse sangue vem marrom – ou se só vem marrom. Essas informações são importantes de levar ao médico.

 

desenho de uma menina deitada em um absorvente externo, com flores ao seu redor

 

Está vendo como se observar é importante? Quando você observa seu ciclo menstrual – e anota as mudanças no seu calendário menstrual – vai conseguir entender quando o sangramento está diferente ou se seu corpo não está "funcionando" como costuma funcionar. Procure sempre dar uma olhadinha no seu sangue menstrual, odor dos fluidos da ppk e como você se sente ao longo do ciclo. Percebendo algo diferente, já sabe: entre em contato com um médico 😉


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se