Ilustração de médica ginecologista e paciente para ilustrar artigo sobre anovulação

Anovulação: o que é, causas e como tratar

13 de mar de 2024
comentários

Você sabe o que é anovulação? Explicaremos o que ocorre quando o óvulo não é liberado pelo ovário durante o ciclo menstrual. Bora lá!

O nosso ciclo menstrual é composto por fases que têm como objetivo final uma gravidez. Pois é. É para isso que nosso corpo se prepara todos os meses, biologicamente falando. E o processo mais importante de preparação do organismo para uma fecundação é a ovulação. Mas algumas mulheres não liberam óvulos e, com isso, convivem com uma condição chamada anovulação. Bora entender melhor essa condição.

 

LEIA TAMBÉM:

 

 Ilustração de profissional da saúde mulher explicando o funcionamento da ovulação em uma tela com ilustração de útero e ovários 

 

O que é anovulação

A anovulação crônica é uma síndrome em que o corpo, mês a mês, não ovula. Isso quer dizer que não há liberação de óvulos, o que faz com que não seja possível a fecundação.

 

Essa condição é mais comum do que você pode imaginar, viu? 

 

Estudos mostram que aproximadamente 1 em cada 10 pessoas com ovários, em idade fértil, sofrem anovulação em algum momento de suas vidas. E mais: essa é a causa de aproximadamente 25% dos casos de infertilidade.

 

Causas do ciclo anovulatório

Um importante fator que pode causar a anovulação é algum tipo de disfunção da glândula pituitária (hipófise), que fica na base do cérebro. É ela que produz os hormônios LH e FSH, necessários para a ovulação.

 

Algumas condições que fazem com que a glândula pituitária não libere esses hormônios são:

 

  • Peso corporal muito baixo ou índice de massa corporal (IMC) baixo;

  • Excesso de exercícios físicos a longo prazo;

  • Síndrome de Sheehan (necrose da glândula pituitária);

  • Tumor na glândula pituitária;

  • Danos à glândula pituitária;

  • Altos níveis do hormônio prolactina, produzido pela hipófise (hiperprolactinemia);

  • Uso de determinados medicamentos, como psicotrópicos, narcóticos e medicamentos que tratam úlceras ou níveis elevados de ácido estomacal;

  • Menarca recente, ou seja, quando a pessoa teve sua primeira menstruação há pouco tempo;

 

Sintomas da anovulação

Os sinais e sintomas de anovulação podem incluir:

 

 

Como tratar a anovulação

O tratamento da anovulação irá depender do diagnóstico do que tem causado essa condição. Em muitos casos, uma mudança no estilo de vida pode corrigir esse cenário. Por isso, ações para gerenciar o estresse, a prática correta de exercícios físicos e a adequação do peso corporal (IMC) podem ser determinantes.

 

Outros tratamentos para anovulação incluem:

 

  • Uso de medicamentos para outras condições. Por exemplo: o hipotireoidismo, que é uma condição ligada à glândula tireoide, pode causar anovulação. Nesse caso, o medicamento para tratar o hipotireoidismo pode resolver também a anovulação;

  • Ajuste nos medicamentos atuais, principalmente sobre aqueles que servem para tratar outras questões de saúde, mas acabam afetando a ovulação;

  • Citrato de clomifeno (CC): medicamento que ajuda a corrigir irregularidades ovulatórias;

  • Injeção de hCG: hormônio que faz com que o ovário libere um óvulo;

  • Injeção de FSH, usada no tratamento da infertilidade feminina;

  • Injeções que ajudam a controlar os níveis do hormônio luteinizante (LH) que seu corpo produz.

 

Como você pode ver, são muitas as possíveis causas para uma pessoa não ovular. Assim como também são vários os tratamentos que podem ser indicados. 

 

Por isso, se perceber algum sinal de que seu ciclo não está normal, marque consulta com o seu ginecologista. Só ele poderá analisar o que está causando a irregularidade no ciclo e indicar o melhor tratamento.

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!