Ilustração de mulher de roupas íntimas cor de rosa

Sintomas da ovulação: um jeito certeiro de saber quando estamos no período fértil

13 de dez de 2023
comentários

Você sabe quando ocorre a ovulação? Separamos os principais sintomas que o corpo dá em cada fase desse período. Confira!

Quando falamos do corpo feminino, tem duas coisas que são fundamentais: acompanhar cada fase do ciclo menstrual e observar os sinais que o seu organismo dá. Essa combinação faz total diferença para você acolher as alterações (físicas e emocionais) que você sente durante o mês e, principalmente, identificar logo no início quando algo não estiver funcionando da forma esperada. 

 

E como nosso corpo é, biologicamente, voltado para a gestação, ele dá o que podemos chamar de sintomas da ovulação. Bora falar disso!

 

Ilustração de telefone celular com imagem de calendário menstrual

 

O que é ovulação

A ovulação é quando o nosso organismo se prepara para a fecundação e, por consequência, para a gravidez

 

O que ocorre é o seguinte: há um grande aumento nos níveis de estrogênio para amadurecer o óvulo. Com isso, ele sai do ovário e viaja até o útero, onde pode ser fecundado ou não.

 

Após a liberação do óvulo, há uma redução na produção de estrogênio e um aumento na produção de progesterona.

 

7 sintomas da ovulação

Segundo a Associação Americana de Gravidez, os principais sintomas da ovulação são:

 

1. O fluido cervical passa a ficar com a aparência e textura de clara de ovo;

2. Ocorre um leve declínio na temperatura corporal. O aumento acentuado da temperatura é o sinal de que a ovulação acabou de ocorrer. 

3. O colo do útero fica macio, alto, aberto e úmido. 

4. Inchaço;

5. Dor nos seios;

6. Cólica no baixo ventre;

7. Aumento do desejo sexual.

  

Você pode sentir todos ou apenas alguns desses sintomas. A intensidade também vai variar de pessoa para pessoa. Aliás, você mesma pode perceber uma variação de um ciclo para o outro e está tudo bem. Mas, claro, se você sentir dor ou desconforto fora do normal, não deixe de ir ao ginecologista.

 

Sintomas da ovulação duram quantos dias

A fase ovulatória dura, em média, cerca de 4 dias, sendo que o óvulo é liberado, mais ou menos, lá pelo 14º dia do seu ciclo menstrual.

 

Para ficar atenta a essas datas e registrar cada sintoma que possa vir a sentir, o calendário menstrual de Kira é uma ajuda e tanto. Comece o cálculo logo no primeiro dia de menstruação, que é quando se inicia também o ciclo menstrual

 

Principais sintomas para saber o dia da ovulação

É difícil saber ao certo o dia da ovulação. Mas os sete sintomas indicados acima são sinais de que você está no período ovulatório, ou seja, no período fértil. 

 

De todos aqueles 7 sintomas da ovulação, vale ficar atenta a esses três sinais principais, que são mais fáceis de perceber. São sinais que o nosso corpo dá avisando que ele está pronto para a fecundação. São eles:

 

 
  • O fluido cervical muda e ganha aparência e textura de “clara de ovo”, ou seja, meio pegajoso, elástico e mais intenso;

  • Queda na temperatura corporal basal;

  • Dor no baixo ventre em um dos lados, onde o óvulo está sendo liberado.

 

 

O nosso ciclo menstrual mostra muito sobre o funcionamento do nosso corpo e, observando cada fase, entendemos mais sobre nós mesmas! Com atenção, dá pra saber direitinho quando estamos no período fértil.

 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!