Ilustração de mulher pensativa com ícones de métodos contraceptivos

Saiba quando trocar o método contraceptivo é uma boa ideia

19 de abr de 2024
comentários

Pílula anticoncepcional, camisinha feminina, DIU... Vem entender melhor qual é o método contraceptivo mais adequado para cada momento de vida e como fazer a transição com segurança

Quando a influenciadora digital e ex-BBB Viih Tube anunciou que estava grávida, ela contou que isso ocorreu durante a troca da pílula anticoncepcional que tomava na época. Pois é... isso realmente pode acontecer! Por isso, é importante saber como e quando trocar o método contraceptivo.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Ilustração de mulher sentada com ícone de pílula anticoncepcional e óvulo sendo fecundado por espermatozoide

 

Afinal, quando é a hora de trocar o anticoncepcional?

Existe a ideia de que a pílula anticoncepcional perde o efeito após um longo período de uso. Mas isso é mito, ? Se você está bem adaptada ao método, faz o uso correto e não sente reações, pode continuar usando, sem um prazo de validade.

 

A dica é: sempre converse com a sua médica sobre o que tem percebido sobre o uso da pílula, tipos de anticoncepcionais e se há algo que desejaria ajustar. A partir dessa conversa e de uma avaliação médica mais detalhada, ela poderá indicar ou não a troca do método contraceptivo.

 

Fatores que podem impactar na troca de anticoncepcional

Algumas mulheres costumam relatar certos efeitos indesejados no uso do anticoncepcional, que podem levar a querer trocar o método contraceptivo. Os mais comuns são:

 

 

Durante a fase de adaptação do uso das pílulas anticoncepcionais hormonais, podem ser percebidos outros efeitos colaterais, como irregularidade menstrual, náuseas, inchaço e enjoos. Normalmente, esses sintomas desaparecem em pouco tempo; se persistirem, consulte a sua médica!


Como iniciar um novo método contraceptivo?

O indicado é que a troca de método contraceptivo seja feita sem intervalo de um para o outro, para reduzir as chances de engravidar. 

 

Então, para quem usa a pílula anticoncepcional, não é preciso terminar a cartela antes de fazer a mudança. Se você for trocar a pílula por outro método contraceptivo, como o DIU de cobre, por exemplo, você pode inseri-lo enquanto ainda toma a pílula. Aliás, se quiser saber qual o melhor DIU pra você, dá uma olhada nesse outro artigo sobre o tema.

 

Mas atenção! Não mude o seu método contraceptivo, nem mesmo o tipo de pílula, sem antes se consultar com a sua ginecologista. Isso é extremamente importante não apenas para o efeito na prevenção de uma gravidez, como também para a sua saúde.

Troquei de anticoncepcional, quanto tempo demora para fazer efeito?

Em alguns casos, a sua médica pode sugerir uma sobreposição de métodos, o que quer dizer iniciar o novo método antes de interromper o antigo. Isso faz com que o novo método tenha tempo para começar a funcionar antes que interrompa o anterior

 

E para garantir totalmente a proteção, tem sempre ela, a camisinha! Afinal, só ela te protege também das doenças sexualmente transmissíveis. Aproveita pra ler o nosso artigo sobre tipos de camisinha 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!