Ilustração de mulher com dor nos seios

Dor nos seios: conheça as causas desse desconforto

24 de jan de 2024
comentários

Será que você conhece as causas dos seios doloridos? Separamos o que pode ser dor nos seios e quando se preocupar com esse desconforto. Vem!

Você sabia que entre 65% e 70% das mulheres terão dor nos seios, em alguma fase da vida? Se você está nos primeiros anos da adolescência, então, passando pela telarca, que é o desenvolvimento inicial das mamas, esse é um quadro ainda mais comum. Mas, afinal, qual é a razão desse desconforto? É o que vamos desvendar agora mesmo!

 

Ilustração de consultório médico com mulher que realiza exame nos seios

 

Causas da dor nos seios

Para começar, a mastalgia (dor nos seios) é dividida em dois tipos: cíclica (relacionada com a fase menstrual) e acíclica (sem interferência do ciclo).

 

E, para te tranquilizar logo de cara, apenas entre 0,8 e 2% dos casos de dores nos seios estão associados ao câncer de mama, tá? 

 

Entre as causas mais comuns para as dores nos seios estão:

 

Seios sensíveis ou inchados geralmente estão relacionados às alterações hormonais que ocorrem antes da menstruação, sendo um dos sintomas mais recorrentes da TPM. Ainda relacionada com os hormônios, esse tipo de dor também pode surgir na gravidez e na primeira fase do climatério, que é o período que antecede a menopausa

 

2. Sutiã apertado

Isso mesmo. A dor nos seios pode estar relacionada apenas ao uso de sutiã pequeno ou com armação que aperta a pele. Por isso, escolha um modelo com o qual você se sinta confortável, especialmente nos dias que antecedem a menstruação.

 

3. Alterações fibrocísticas na mama

Essa é uma condição que inclui dor na mama, cistos e nódulos que não são decorrentes do câncer. Você pode perceber que os seios estão com uma textura diferente devido a flutuações hormonais, além de estarem mais firmes e grossos. 

 

4. Mastite

Mastite é uma inflamação ou inchaço nos seios, causada por uma infecção, sendo mais comum em lactantes (mulheres que estão amamentando)

 

5. Medicamentos

Alguns medicamentos podem contribuir para o desenvolvimento de dores nas mamas. E, por isso, ao sentir qualquer sintoma ao começar a tomar algum remédio, comunique o seu médico.

 

6. Tecido cicatricial

Tanto a cirurgia quanto a radioterapia para câncer de mama podem causar formação de tecido cicatricial, que se manifesta com uma dormência ou dor. A paciente também pode perceber um aumento na firmeza ou uma aparência mais arredondada dos seios, além de um caroço.

 

7. Outras causas

A dor na mama pode ser causada por outros fatores, como entorses ou lesões nas costas, pescoço ou ombros.

 

O que pode ser dor nos seios e quando se preocupar

Como você pode ver na lista acima, são muitas as causas da dor nos seios. Por isso, se perceber que a dor está persistindo por mais de dez dias consecutivos, não deixe de procurar o seu ginecologista. Quanto antes for feito o diagnóstico, mais rápido e tranquilo costuma ser o tratamento. Lembre-se também de incluir na sua rotina a mamografia, a partir da idade recomendada, e o ultrassom de mamas, sempre que seu médico achar necessário. Prevenir é sempre o melhor remédio 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!