Ilustração de mulher menstruada segurando um buquê de flores. Ela usa calcinha branca com sangue menstrual aparente

Ginecologia natural olha pra gente de uma forma mais ampla. Entenda

4 de dez de 2023
comentários

Você sabe o que é ginecologia natural? Conheça como essa terapia holística busca ter um olhar integrativo sobre o corpo feminino. Clique e confira!

Já ouviu falar da ginecologia natural, também conhecida como ginecologia feminista? Em uma área, assim como a maioria das existentes, em que o olhar masculino ainda prevalece, ela aparece como uma alternativa para que cada mulher se aproprie do seu corpo e tenha mais responsabilidade sobre a manutenção da sua saúde. Vamos entender melhor sobre isso!

 

Ilustração de mulher sentada sobre absorvente interno e ramo de flores

 

O que é ginecologia natural

A ginecologia natural está ligada a uma maior autonomia das mulheres sobre seus próprios corpos. A principal bandeira dessa vertente é valorizar o corpo feminino que, historicamente, foi encarado como algo sujo e pecaminoso. 

 

Um exemplo desse olhar está no “Manual de Introdução à Ginecologia Natural”. O documento desaconselha o uso de desodorantes vaginais. Isso porque, defende a autora do material, esse tipo de produto reforça a ideia de que o cheiro natural da vagina é desagradável - algo claramente imposto pelo patriarcado, não concorda?

 

Vale dizer, inclusive, que itens como os desodorantes vaginais ou artigos de higiene muito perfumados podem causar um desequilíbrio no pH vaginal e, portanto, podem não ser recomendados por uma questão também de saúde.  

 

A ginecologia natural busca, ainda, um tratamento mais holístico, considerando não apenas os sintomas ginecológicos, mas também o bem-estar geral da paciente. Por isso, conta com uma abordagem personalizada e abrangente.

 

Como ocorre a consulta com o ginecologista natural

Não pense que a ginecologia natural ignora a medicina tradicional, tá? Longe disso! Exames preventivos e sorologias são normalmente realizados. O que acontece é que a ginecologia natural tem um olhar para o todo, analisando, juntamente com o físico, questões emocionais, mentais e até energéticas.

Por ser uma consulta muito voltada para a conversa, é essencial também que a paciente tenha uma participação ativa, compartilhando suas dúvidas e incômodos, além de histórico familiar, medicamentos já usados e outros pontos. 

 

Para chegar na consulta com tudo na ponta da língua, deixe seu calendário menstrual sempre atualizado, não apenas com informações sobre as datas do ciclo menstrual, mas também com as alterações emocionais e físicas ao longo de cada fase. 

 

É muito importante que haja um acompanhamento periódico e, claro, sempre retorne com os resultados dos exames solicitados 😉

 

Benefícios da ginecologia natural

Os benefícios da ginecologia natural podem incluir:

 

  • Quando utiliza tratamentos mais naturais, reduz os efeitos colaterais causados pelos medicamentos químicos.

  • Costuma utilizar terapias naturais, como fitoterapia e acupuntura, para aliviar problemas hormonais, como a síndrome pré-menstrual (SPM).

  • Possui uma abordagem voltada para a prevenção, incentivando ainda mais a adoção de um estilo de vida saudável.

  • Menor uso de intervenção médica invasiva ou medicamentos prescritos.

  • Uma compreensão mais profunda do ciclo menstrual.

 

É essencial lembrar que cada pessoa é única e cada uma pode preferir um tipo de abordagem que melhor funcione para o seu perfil. 

 

O importante é não deixar o cuidado com a saúde de lado e, claro, reconhecer a relevância da medicina convencional quando se trata de condições graves ou de emergência. 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!