desenho de duas cabeças de alho em um fundo roxo
Alho é bom para candidíase?
19 de mai de 2022

Alho é bom para candidíase?

Kira

Remédios caseiros para candidíase funcionam? Te contamos

Com um smartphone na mão e acesso à internet, a gente pode encontrar algumas soluções caseiras ditas milagrosas para tratar qualquer problema. Quem nunca consultou o "dr. Google"? Uma dessas respostas rápidas é a de que o alho é bom para candidíase. Mas será que colocar um dente de alho dentro da vagina é realmente eficaz? E será que é seguro?

 

O que é candidíase?
A candidíase é uma micose, mas não aquela clássica que dá no pé. As micoses são infecções provocadas por fungos em qualquer parte do corpo, e a cândida é um fungo encontrado normalmente na boca, nos intestinos e na vagina.

 

desenho de uma menina com as mãos para o alto abertas, fazendo um gesto de dúvida

 

Ter candidíase na vagina é muuuuito comum. Estima-se que cerca de 7 em cada 10 mulheres tenham candidíase ao menos uma vez na vida. Então, amiga, se você não está entre elas, é sortuda!

 

Em geral, a candidíase pode surgir pelo uso de roupas muito apertadas e que deixam a região da ppk úmida e quente – um ambiente bacana para os fungos se reproduzirem. Ela também pode aparecer pelo uso de antibióticos e medicamentos que reduzem a resistência do organismo, ou até mesmo estresse. A candidíase pode provocar dor e ardência ao fazer xixi, coceira e desconforto na região genital.

 

Alho para candidíase ajuda mesmo?

O alho tem, sim, propriedades anti-fúgicas - ou seja, que combatem os fungos. A explicação científica para isso é que o seu principal componente biológico, chamado alicina, tem propriedades bacterianas e antifúngicas.

 

Algumas pesquisas mostram que o alho pode ajudar a combater o fungo que provoca a candidíase. Mas é bom estar ciente que colocar alho na vagina não é garantia de que a candidíase vá embora, porque, ainda que existam indícios de que pode ajudar, não existem comprovações cientificas de que essa técnica funciona. Além disso, essa receita caseira para candidíase pode provocar irritações na ppk.

 

A vagina é uma mucosa sensível, então a recomendação é não colocar nada lá dentro que não tenha sido dermatologicamente aprovado ou que não tenha sido indicado pelo seu médico.

 

desenho de uma menina sentada em uma poltrona na sala, mexendo no celular

 

Como usar alho e outros remédios caseiros para candidíase

Se você quer saber como usar o alho para candidíase, converse com a ginecologista. Ela poderá indicar ou não o uso, além de medicamentos que combatem os fungos e são seguros. Em geral, a candidíase é tratada por meio de medicamentos orais e pomadas – assim como algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

 

Esse cuidado que é importante ter com a região íntima vale para outros remédios caseiros para candidíase. Antes de acreditar em qualquer coisa que a gente lê na internet, vale a pena conversar com o médico.

 

Uma coisa que você pode fazer em casa sem medo para aliviar os sintomas da candidíase são banhos de assento naturais. Ajudam muito a aliviar o desconforto e podem ser feitos com bicarbonato de sódio ou camomila, por exemplo. De toda forma, a melhor dica é conversar com a ginecologista assim que notar os sintomas – coceira, cheiro e corrimento diferente do comum. Combinado?


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se