candidiase

3 banhos de assento para candidíase

16 de dez de 2021
comentários

Banho de assento para candidíase é um método antigo, mas que pode ajudar a aliviar os sintomas. Saiba mais

Algumas vezes podemos receber a recomendação de uma amiga ou de uma parente para fazer um banho de assento para candidíase, uma infecção vaginal bem comum. Quem já passou por isso e recebeu essa diquinha pode ter ficado com receio de colocá-la em prática. Afinal, a ppk é tão sensível. Será que a gente pode mesmo fazer um banho de assento?

 

Fomos atrás de respostas para você aliviar os sintomas dessa doença tão chata e ficar segura ao mesmo tempo.

 

desenho de uma menina sentada na privada com a calcinha no calcanhar

 

A candidíase é uma infecção por fungo que atinge cerca de 75% das mulheres em algum momento da vida. Esses fungos já habitam a nossa flora vaginal, e na quantidade certa não causam nada de errado. Quando está muito calor, ou usamos uma calcinha que não deixa a ppk respirar, ou até uma roupa muito justa, esses fungos encontram um ambiente propício para se reproduzirem muito mais do que o normal, e aí surge a candidíase.

 

Em geral, quem tem candidíase sente coceira e pode reparar que o corrimento mudou, ficou com cheiro, está mais grosso, em maior quantidade, ou talvez tenha mudado até de cor.

 

 

desenho de uma menina com várias interrogações ao seu redor

 

Pode fazer banho de assento para candidíase?
Ao perceber que você está com algum sintoma, em primeiro lugar procure atendimento médico, sempre. Porque só o médico vai poder dizer exatamente o tipo de infecção vaginal que você tem. Mas existem alguns banhos de assento que os próprios médicos recomendam e que podem ajudar a aliviar os sintomas – acompanhando muito bem o tratamento que o ginecologista passar pra você.  

Banho de assento com bicarbonato de sódio

O banho de assento de bicarbonato de sódio pode ser um bom método para combinar com o remédio ou pomada que o ginecologista indicar. Ele é supersimples de fazer: dilua uma colher de sopa de bicarbonato para cada 500 ml de água quente, coloque em uma bacia e permaneça sentada com a ppk totalmente coberta por essa mistura por alguns minutos ou até sentir a água começar a esfriar.

Banho de assento de melaleuca (tea tree)

Dilua 1 ou 2 gotas do óleo essencial de melaleuca a cada 100ml de água – e fique atenta, porque esse óleo é muito forte e não deve nunca ser usado puro na sua pele. Se sentir necessidade, sua pele ficar incomodada, por exemplo, coloque ainda mais água. Esse óleo também nunca deve ser ingerido. Sente-se sobre a mistura, cobrindo a vulva com ela, por 20 minutos, uma vez ao dia, por 5 dias.

 

Banho de assento de camomila ou calêndula

Faça um chá com 1 colher de sopa da erva seca (camomila ou calêndula) para cada 200 ml de água. Coloque o chá em uma bacia e sente-se sobre ele, cobrindo totalmente a vulva, por 15 minutos. Esse banho alivia a coceira e a irritação da pele.

Vamos te lembrar, mais uma vez, que os banhos de assento aliviam apenas os sintomas. Então, mesmo fazendo os banhos, converse com o seu médico, e não se esqueça de perguntar para o ginecologista se pode existir algum impedimento para você fazê-los, está bem? 

Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!