Ilustração de útero feminino com símbolo da prevenção ao câncer

9 sintomas do câncer de colo de útero para você ficar atenta

24 de nov de 2023
comentários

Será que você sabe como identificar o câncer de colo de útero? Separamos os principais sintomas e como prevenir essa condição. Confira!

Quando falamos em tipos de câncer mais mortais em mulheres no Brasil, o câncer de colo de útero aparece na terceira posição, representando 6,1% do total. E, embora a doença afete principalmente aquelas pessoas com mais de 25 anos, a prevenção deve ser a palavra de ordem desde bem mais cedo, viu? Você, por acaso, conhece os sintomas do câncer no colo do útero?

 

Também chamado de câncer cervical, o CCU é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos de HPV. Esse é um vírus sexualmente transmissível e, portanto, a melhor forma de prevenir o seu contágio é por meio do uso de camisinha nas relações sexuais

 

Além disso, precisamos sempre lembrar que existe vacina contra o HPV que, consequentemente, também ajuda a evitar o desenvolvimento do câncer de colo de útero.

 

A vacina, em um cenário ideal, deve ser recebida antes da primeira relação sexual, e a partir de 9 anos de idade. Mas se você já tem uma vida sexual ativa e ainda não tomou as suas doses da vacina do HPV, vale ir até um posto de saúde próximo e pedir mesmo assim, porque o SUS oferece essa vacina de graça, tá?

 

Ilustração de mulher com ícone do útero nas mãos

 

Sintomas de câncer no colo do útero

Os sintomas do câncer de colo do útero são:

 

 
 

 

Quando o câncer já está em estágio avançado, outros sintomas também podem ser percebidos. 

 

Qual exame de sangue detecta câncer no colo do útero

Entre os exames que devem ser realizados para diagnóstico inicial do câncer de colo de útero, o médico pode solicitar o hemograma completo, com dosagem de hemoglobina, apenas como um complemento. Lembrando que o exame Papanicolau é o exame essencial para esse tipo de controle.

 

Quando há alteração importante no exame preventivo, pode ser realizado a colposcopia,  que permite analisar o colo do útero em imagens 5 a 40 vezes maiores do que a visão humana consegue enxergar e, assim, identificar a gravidade do caso. 

 

Como prevenir o câncer de colo de útero

Além da vacinação contra HPV e, claro, o uso de preservativos nas relações sexuais, é importante que meninas que já iniciaram a vida sexual façam o exame Papanicolau periodicamente.

 

Esse exame é feito por meio da coleta da secreção do colo do útero, utilizando espátula e escovinha – pode ser feito no consultório do ginecologista ou em laboratório. O material coletado é colocado em uma lâmina de vidro e levado para análise.

 

O exame preventivo é bem simples e rápido. Pode ser um pouco incômodo, sim, mas isso tende a ser bem mais leve se contar com um profissional que te deixe tranquila e relaxada. Mais um motivo para ter um ginecologista que te passe confiança 😉

 

O exame deve ser feito anualmente e, claro, nunca se esqueça de buscar o resultado na data agendada, tá? Se você ainda tiver dúvidas sobre o Papanicolau, a vacinação contra HPV ou qualquer outro assunto, não deixe de conversar com o seu médico. Dúvidas em relação ao câncer de mama também podem ser tiradas com o seu ginecologista, ok?

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!