colposcopia-1

Colposcopia. Entenda por que algumas mulheres fazem esse exame

1 de jun de 2023
comentários

Será que você sabe o que é colposcopia? Te explicaremos de qual forma é feito esse exame ginecológico que toda mulher precisa fazer. Bora lá!

Com que frequência você vai ao ginecologista? Caso tenha respondido mentalmente que nunca foi, precisamos ter uma séria conversa! A consulta com esse especialista deve ser feita não apenas quando você sente algum incômodo. Afinal de contas, vai dizer que você nunca ouviu que a prevenção é o melhor remédio?! E entre os exames preventivos que a mulher deve fazer está a colposcopia.

 

colposcopia-2

 

Colposcopia

câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colo retal). É, ainda, a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. 

 

O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento dessa doença tenha sucesso e, para isso, a realização dos exames preventivos deve fazer parte do calendário das mulheres. Entram nessa lista o Papanicolau e a colposcopia. 

 

que é colposcopia

colposcopia é um exame visual, focado no colo do úterovagina e vulva, que tem como objetivo prevenir o desenvolvimento de câncer. Ele costuma ser realizado quando:

 

 
  • O exame chamado citologia oncótica detecta células anormais;

  • O exame clínico é alterado;

  • Pacientes que já foram submetidas a tratamento anterior por lesões características causadas pelo HPV. Assim, anormalidades não encontradas no exame de rotina podem ser detectadas.

 

Como é feita a colposcopia

colposcopia é um exame ginecológico que utiliza um instrumento chamado colposcópio para, como explicamos, examinar a vulva (vulvoscopia), a vagina e o colo do útero. Ele é feito para buscar alterações que possam indicar a presença de lesões pré-cancerígenas ou cancerígenas. Sua realização acontece assim:

 

 
  • O colposcópio é posicionado próximo à abertura vaginal;

  • O médico visualiza as estruturas com aumento, permitindo a identificação de lesões que não são visíveis a olho nu;

  • Se as áreas encontradas forem anormais, é retirada uma pequena amostra de tecido para biópsia.

 

 

Qual é a diferença da colposcopia e do Papanicolau

A colposcopia e o Papanicolau são exames ginecológicos diferentes, tá? Eles podem se complementar para prevenir o câncer de colo do útero.

 

Papanicolau é um exame de um tipo que é chamado de citologia cervical. Nele, são coletadas células do colo do útero e examinadas em laboratório para identificar alterações que possam indicar a presença de lesões pré-cancerígenas ou cancerígenas. 

 

Ele pode ser considerado invasivo, já que um espéculo é introduzido na vagina para visualizar o colo do útero e coletar as células com uma escovinha ou espátula.

 

colposcopia-3

 

De forma resumida: o Papanicolau é um exame de triagem, enquanto a colposcopia é um exame de diagnóstico que permite uma avaliação mais detalhada das lesões identificadas no Papanicolau ou em outros exames ginecológicos. 

 

Não importa a sua idade, se você já menstrua, não deixe de ir ao ginecologista regularmente. Ele poderá decidir quais exames ginecológicos são necessários que você realize para garantir a sua saúde! 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!