Ilustração de duas cabelereiras cortando o cabelo de duas mulheres

Pode cortar o cabelo menstruada sim! Entenda melhor esse estigma

16 de nov de 2023
comentários

Será que pode cortar o cabelo menstruada? Te explicaremos qual é a origem desse estigma. Saiba mais!

Quem acompanha os artigos em Kira, com certeza, já se deparou com diversos textos desmistificando todos os tipos de crenças em relação à menstruação. Já derrubamos o estigma de que não é permitido se exercitar menstruada e também aquele que diz que faz mal preparar bolo menstruada! E não para por aí. Era comum mulheres de outras gerações falarem que não pode cortar cabelo menstruada e, nem mesmo, lavá-lo. Já ouviu essa? 

 

Ilustração de cabelereira cortando cabelo de mulher

 

Pode lavar o cabelo menstruada

Vamos começar pelo básico. Não há qualquer tipo de problema em lavar os fios dos cabelos quando o sangue menstrual desce. Aliás, podemos dizer que pode até fazer bem! Isso porque um banho quente e relaxante pode, para algumas pessoas, ser uma grande ajuda para aliviar cólica

 

Devemos lembrar sempre que a menstruação não deve ser um fator limitante na nossa vida, afinal serão muitos anos em que ela irá nos “visitar”. 

 

Se a menstruação tem te impedido de fazer algo, por algum tipo de incômodo ou dor, é questão para ser levada ao ginecologista, tá?

 

Pode cortar o cabelo menstruada

Assim como no caso de lavar o cabelo, a resposta aqui também é sim - nós podemos cortar o cabelo menstruadas! A única coisa que pode impedir que o corte de cabelo fique bonito é o cabelereiro mesmo 😅 e isso nada tem a ver com o seu ciclo menstrual.

 

Mas vale considerar um ponto: ao mesmo tempo em que mudar o visual pode ser ótimo para dar um up na autoestima, especialmente nesses dias em que ficamos mais sensíveis e pra baixo, também pode ser um risco, se você não estiver emocionalmente estável e não gostar do resultado. 

 

Então, antes de decidir cortar o cabelo, só considere como você está se sentindo para fazer uma grande mudança nesses dias, beleza?

 

Pode usar química no cabelo menstruada?

Mais uma vez, está liberado mudar o visual, também quimicamente, nessa fase. Inclusive, a TPM pode ser uma boa fase para fazer procedimentos químicos que tendem a ressecar o cabelo se você costuma sentir que os fios ficam mais oleosos nesses dias pré-menstruais, uma vez que essa oleosidade também serve como barreira de proteção. Mas isso é mais uma questão de observação do seu corpo mesmo

 

E, de novo, cada pessoa é de um jeito e vale, mais do que qualquer coisa, considerar como você ficará diante de um novo visual. 

 

O que acontece se cortar o cabelo menstruada

O máximo que pode acontecer se você cortar o cabelo menstruada ou fazer qualquer outro procedimento é não curtir o resultado. Mesmo! Só isso!

 

Saiba que cortar o cabelo menstruada não faz mal e não interfere em nada no crescimento dos fios. Também não vai provocar alteração na textura ou outra qualidade do cabelo.

 

Deixe de lado esses estigmas e viva a sua menstruação da forma mais natural e leve possível 💜

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!