desenho de sete perfis de pessoas andando, cada um com uma mochila com uma cor diferente nas costas

5 dicas para lidar com a menstruação na escola

4 de mai de 2022
comentários

Estar preparada e conhecer o próprio corpo são os segredos para encarar com tranquilidade a primeira menstruação na escola. Vem saber mais

A primeira menstruação na escola pode chegar de surpresa – e essa espera pode gerar uma certa ansiedade. Mas é sempre bom lembrar que menstruar é natural para todas as meninas e, por isso, uma visita inesperada não precisa ser o fim do mundo 😉

 

O segredo para lidar bem com essa situação é estar preparada, e saber o que fazer para a menstruação não vazar na escola. E, mesmo se acontecer algum vazamento, tem uns truques de mestre que a gente vai te contar e que vão trazer conforto e segurança para terminar o dia na escola sem estresse. Vem ver algumas "dicas de menstruação na escola":

desenho de uma menina se olhando no espelho, com a mão no rosto

1.Conheça o seu corpo

O corpo dá sinais quando a menstruação está para chegar, como cólicas, dores de cabeça, mudanças de humor e sensibilidade nos seios - são os "sintomas da TPM". As espinhas também podem se multiplicar no seu rosto, e a gente pode ficar mais sensível e irritada.

 

As meninas que nunca menstruaram também podem sentir esses sintomas da TPM antes da primeira menstruação. Só que, claro, como nunca passaram por isso antes, é comum que seja mesmo uma grande surpresa.

 

Se a sua primeira menstruação acontecer na escola, não entre em pânico! No banheiro, coloque um pouco de papel higiênico dobrado na calcinha e peça um absorvente para uma amiga. Você também pode pedir ajuda pra uma professora sua ou ir até a enfermaria do colégio. Lembre-se de que toda mulher passa por isso e você vai ver que ninguém se importa de dar esse apoio mútuo.

 

2. Conheça o seu ciclo

O nosso ciclo menstrual pode funcionar como um reloginho. Nesse caso, ficamos menstruadas sempre no mesmo intervalo de tempo - de 24 a 35 dias. Se é o seu caso, marque o primeiro dia da menstruação na sua calculadora menstrual e, em seguida, marque o próximo dia que a sua menstruação deve vir, de acordo com o seu ciclo. Quando a data for se aproximando, lembre-se de deixar os absorventes na mochila.

 

Mas nem todo mundo é um reloginho – e tá tudo certo quando as variações são pequenas! Se o seu ciclo é mais irregular e você não consegue saber ao certo a data da próxima menstruação, o método do calendário pode não ser o mais eficiente. Ele ainda pode dar pistas, porque as variações serão pequenas, mas observar o seu corpo é a melhor ferramenta que você tem! E aí, notou os "sintomas da TPM", coloque um ou dois absorventes na bolsa para estar prevenida quando a menstruação descer. Ou, então, deixe sempre um absorvente na mochila. Vamos combinar que não pesa nada, né?

 

Se o ciclo menstrual estiver muito irregular, a dica é consultar um ginecologista pra entender se tudo vai bem.

 

3. Troque o absorvente quando necessário

Para evitar que a menstruação vaze, é importante trocar o absorvente antes que ele fique muito cheio. Sabe aquela sensação de que o absorvente está molhado? Ela indica que está na hora de ir ao banheiro. Com o tempo você vai conhecer melhor o seu fluxo menstrual e entender com qual frequência precisa fazer a troca. Para se sentir sempre confortável e segura, o ideal é não deixar encher – a recomendação é fazer a troca a cada quatro horas no máximo.

 

Na hora de trocar o absorvente, se estiver na escola, você pode colocar o absorvente no bolso ou em um nécessaire, se preferir. Mas lembre-se: menstruar não é motivo de vergonha! Sinta-se livre para simplesmente retirá-lo da mochila e ir ao banheiro tranquilamente, sem neura.

 

desenho de uma menina segurando dois cadernos com uma mão e com a outra fazendo o sinal da paz

 

4. Vazou! E agora?

Se você chegou até aqui, você já sabe o que fazer para a menstruação não vazar na escola. Mas se acontecer, fique tranquila e troque o absorvente imediatamente. Se a calça estiver manchada, amarre um casaquinho ou moletom na cintura. Não tem um? Peça emprestado pra uma amiga. Nenhuma mulher vai dizer não a um pedido desses!

 

Se você tiver um fluxo menstrual intenso, pode ser uma boa levar uma calcinha extra na mochila para trocar em caso de acidentes.

 

5. Não deixe de ir à escola
Menstruar é natural e saudável. Por isso, não deve ser um impedimento pra ir à escola. Lembre-se de que o seu corpo é motivo de orgulho.

Mas, claro, cólicas menstruais, dores de cabeça e até mesmo os sintomas emocionais da menstruação podem nos deixar sem energia ou vontade de encarar o dia. E tá tudo bem! Converse com o seu ginecologista para entender como lidar com os sintomas da TPM e da menstruação. Ele ou ela poderá recomendar mudanças de hábitos e outras estratégias para que você se sinta melhor. Também vale bater um papo com a professora e explicar que, naqueles dias, você pode estar mais indisposta. Ela vai te entender. Acredite!

 

Pronta para encarar tranquilamente a primeira menstruação na escola?


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!