imagem de 3 desenhos na vertical, os dois da ponta tem desenhos de uma folha e o do meio tem uma menina de maiô

O corpo muda depois da primeira menstruação? Vem saber

15 de mar de 2022
comentários

Os sinais da primeira menstruação e o que acontece com o seu corpo depois dela. Saiba tudo sobre a menarca!

A primeira menstruação é um marco na vida de toda mulher, e com ela acontecem muitas mudanças. Você passa a conhecer melhor o seu corpo, experimenta sensações que nunca nem tinha imaginado (do tipo “isso aqui é dor de barriga ou cólica?”), e conhece um pouquinho mais sobre si mesma. Mas fica a dúvida: o corpo muda depois da primeira menstruação? Fomos perguntar para a dra. Rebeca Gerhardt, ginecologista, e veja só o que ela respondeu.

 

desenho de menina ao lado de plantas

 

Sinais da primeira menstruação
O nome da primeira menstruação é menarca. Em geral, ela acontece entre os 11 e os 16 anos. Não existe uma época "certa" para acontecer, mas é bom começar o acompanhamento com ginecologista quando surgirem os primeiros sinais da puberdade.

 

A dra. Rebeca explica que a menstruação é o terceiro evento da puberdade. Nós podemos saber que a puberdade está chegando primeiro quando aparecem os pelos pubianos e também os brotos mamários – que é quando o mamilo começa a ficar mais durinho e a menina sente como um pequeno nódulo na região. Em média, depois de dois anos depois do início desses sinais vem a primeira menstruação.

 

Quando a menstruação está muito, muito próxima, você pode sentir os clássicos sintomas pré-menstruais, mas isso não é uma regra, sua menstruação pode chegar sem incômodo algum. Alguns desses sintomas mais comuns são dores nas mamas, cólica, irritação e vontade de comer mais (especialmente doces).

 

Depois da primeira menstruação, quando vem a outra?

Depois da primeira menstruação, é comum as próximas serem irregulares, mas não é motivo para se preocupar! Você pode acompanhar seu ciclo com a calculadora menstrual, mas sempre tendo consciência de que ela faz as previsões de acordo com as informações que você vai colocando, ciclo após ciclo.

 

Na maioria dos lugares você vai ler que o ciclo menstrual (o período entre uma menstruação e outra) dura entre 28 e 30 dias, mas cada mulher terá o seu ritmo, e, como você não é uma máquina, pode ser que não menstrue sempre na mesma data ou no mesmo intervalo. É considerado normal ter um ciclo entre 24 e 35 dias.

 

desenho de duas gotas de sangue, uma vermelha e uma vinho

Como é o sangue da primeira menstruação

No começo, na maioria das vezes, o sangue da primeira menstruação são pequenas gotinhas de sangue mais escuro – conhecidas como escape menstrual. Não precisa se preocupar, é super normal o sangue ficar marrom. Isso acontece quando ele tem mais contato com o oxigênio, e, nessa fase, ele está descendo mais devagar pelo seu canal vaginal.

 

Depois disso começa o sangue vermelho-vivo. As variações de tom no sangue da menstruação são muito comuns, dependendo do dia do ciclo e do volume do fluxo ele pode ser mais escuro, mais para o vinho ou para o marrom (tipo borra de café). Muitas vezes, você pode ver pequenos coágulos saindo, eles são como "pedaços" gelatinosos de sangue. Não se preocupe, é normal.

 

O corpo muda depois da primeira menstruação?

De acordo com a dra. Rebeca o corpo muda, mas é mais por causa das mudanças que já estão acontecendo na puberdade como um todo do que pela menstruação em si: mais curvas no corpo, pelos pubianos, seios. Uma mudança específica que está associada à primeira menstruação é que, depois que ela vem, o crescimento (evolução da altura) desacelera. Ela já é um sinal de que a formação do seu corpo está avançada.  

 

A verdade é que seu corpo muda depois da menstruação porque ele está em um momento de grandes revoluções – mas não é porque você menstruou que ele vai deixar de mudar. Nossos corpos mudam por toda a vida, pois somos cíclicas e estamos sempre em movimento. Seja na menstruação, na gravidez ou na menopausa.

 

E você, o que percebeu de maior mudança depois da sua primeira menstruação? Conta aqui embaixo 😉


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!