Ilustração de mulher com expressão de dúvida para iliustrar artigo sobre o que é disbiose. Há pontos de interrogação ao redor de sua cabeça. Ela tem caeblos castanhos longos e veste blusa cinza de mangas compridas.

Disbiose: o que é e qual a sua relação com a menstruação

2 de fev de 2024
comentários

Será que você sabe o que é disbiose? Te explicaremos qual é a relação desse problema intestinal com o ciclo menstrual. Bora lá!

A flora vaginal ou intestinal do nosso corpo é composta por micro-organismos que que convivem harmonicamente. Não é linda a natureza? Mas quando ocorre, por algum motivo, um desequilíbrio nessa flora, essa convivência deixa de ser assim tão harmônica e, então, surge um cenário chamado disbiose

 

Embora não seja algo muito sério, como tudo em nosso corpo, merece atenção. Então, vamos entender melhor como lidar com esse quadro!

 

Ilustração de mulher sentada sobre um pufe roxo com as mãos no abdômen, aparentando dor na barriga, um dos sintomas da disbiose intestinal. Ela tem cabelos longos escuros, não tem o rosto desenhado, veste calça e blusa regata na cor lilás

 

O que é disbiose

Especialistas em saúde explicam que nós temos, nas mucosas do corpo, todo um habitat natural de micro-organismos que não causam mal à nossa saúde. É o que acontece, por exemplo, na nossa vagina.

 

No entanto, quando algo não está em completo equilíbrio nessa flora, surge a disbiose, que pode ser, entre outras formas, intestinal ou vaginal. 

 

No caso da disbiose vaginal, ela gera um tipo de corrimento que não é sexualmente transmissível, mas que traz desconforto e odores na vagina, durante o período pré-menstrual. A candidíase e a vaginose bacteriana são condições clássicas de disbiose vaginal”. 

 

Sintomas da disbiose intestinal durante o ciclo menstrual

O corpo humano é constituído por mais de 100 trilhões de micróbios, que residem no intestino grosso e apresentam o potencial de afetar nossa saúde 😬.

 

Alguns sintomas presentes no ciclo menstrual podem ter relação com o funcionamento do nosso intestino e a disbiose intestinal, como:

 

  • Constipação (ou intestino preso)

  • Diarreia

  • Distensão abdominal (que é quando a barriga cresce, dilata)

  • Excesso de gases

  • Cólicas.

 

Estudos recentes evidenciam que as alterações no microbioma intestinal estão associadas à Síndrome do Ovário Policístico: “O tratamento com metformina ou probióticos melhorou os ciclos menstruais das pacientes, diminuiu os níveis de androgênio e aliviou a resistência à insulina”. Mas, lembre-se: nunca se automedique. Só o profissional da saúde pode presecrever a medicação mais adequada. 

 

Afinal, será que intestino solto na menstruação é normal?

É bem natural o intestino ficar mais solto no período menstrual. O que faz com que o intestino fique solto na menstruação não é a disbiose e, sim, as alterações hormonais dessa fase do ciclo. Mas, claro, como as áreas do corpo estão ligadas, quando há uma disbiose intestinal, ela pode gerar consequências na saúde vaginal.

 

Se você perceber alguma alteração no funcionamento do seu intestino, em qualquer fase do seu ciclo, vale se consultar com um médico, tá?

 

E para facilitar a sua auto-observação, anote todos os sintomas no seu calendário menstrual 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!