gases-na-menstruacao-1

4 dicas para eliminar os gases na menstruação

11 de set de 2022
comentários

Quem aí sofre com gases no período menstrual? Vem ver como amenizar esse incômodo

Há luz no fim do túnel para quem convive com gases durante a TPM ou o período menstrual. Algumas dicas simples de alimentação e hábitos saudáveis podem ser muito eficientes para reduzir o desconforto e eliminar os gases na menstruação.

gases-na-menstruacao-2

 

O período menstrual dá gases?

Você já deve ter ouvido falar sobre a ação dos hormônios nos nossos corpos – aqueles que controlam o nosso ciclo menstrual, sabe? O estrogênio e a progesterona atuam na ovulação e na descida do sangue menstrual, mas também são responsáveis por muitos dos sintomas que podem se manifestar em cada fase do ciclo.

 

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o aumento da progesterona durante a TPM diminui o trânsito intestinal, e é por isso que algumas pessoas ficam com o intestino preso (aquela dificuldade de fazer cocô) e têm gases antes de a menstruação descer. Aí, quando finalmente a menstruação chega, a progesterona cai e solta o intestino. Alô, diarreia menstrual! 🤷🏽‍♀️

 

Durante a menstruação, a tendência é que os gases diminuam – mas não em todos os casos. A dra. Rebeca também explica que, às vezes, o que a gente percebe como gases é, na verdade, o útero se contraindo. 

 

Veja as dicas da dra. Rebeca (a nossa ginecologista de plantão) para diminuir o desconforto 😉

 

Como eliminar os gases na menstruação

1 - Beba água

Hidratar o corpo é fundamental para manter o intestino funcionando bem.  Se você é daquelas que esquece de beber água, vale comprar uma garrafinha e mantê-la abastecida do seu lado o dia inteiro.

 

2 - Evite leite e derivados

Talvez a TPM e a menstruação não sejam os momentos mais apropriados do mês para comer uma pizza de quatro queijos bem recheada. Segundo a dra. Rebeca, laticínios – que são os derivados do leite, como manteiga, requeijão, creme de leite e queijo – podem piorar o incômodo. Portanto, se você tem gases no período menstrual, prefira outros alimentos.

 

3 - Evite comer chocolate 

A TPM e a menstruação são momentos do mês em que podemos ficar mais sensíveis, tendo crises de choro ou ansiedade. Quando bate a irritação ou a tristeza, dá vontade de comer chocolate. Quem nunca, né? Infelizmente, o chocolate também pode acabar piorando os gases 🙁 Se for o seu caso, talvez seja melhor moderar um pouco ou esperar a menstruação acabar.

 

4 - Pratique exercícios físicos

Pra muita gente, durante a TPM e a menstruação dá vontade de ficar deitada quietinha, tomando um chá e lendo um bom livro. Mas quando você estiver se sentindo disposta, praticar atividades físicas pode te ajudar não só a liberar os gases, mas também a se sentir mais bem-humorada. Não é que você precisa encarar uma sessão de crossfit daquelas, tá? Mas sair pra caminhar com uma amiga ou até praticar posturas de yoga pode ajudar bastante. 

 

gases-na-menstruacao-3


“Gostaria de fazer um convite: observe o próprio corpo e entenda o que te faz bem durante a TPM e a menstruação", diz a dra. Rebeca.


Essa frase da dra. é maravilhosa, né? Vale até a pena ler de novo. Pode ser que, no seu caso, seja super OK comer laticínios e chocolate durante o período menstrual. Mas se você anda sofrendo com gases, vale a pena tentar reduzir o consumo para ver se melhora. A escolha é sempre sua, então coloque na balança e veja quais hábitos fazem sentido. Já beber água e praticar atividade física é fundamental em qualquer período do mês, e pra todo mundo 😉 

 

 

Camila Luz

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!