Ilustração de mulher segurando absorvente íntimo

8 causas para o atraso menstrual

6 de dez de 2023
comentários

Será que você sabe por qual motivo ocorre o atraso menstrual? Nós separamos 8 razões que causam o atraso menstrual. Confira!

Qualquer mulher sexualmente ativa conhece bem aquele friozinho na barriga que dá quando ocorre um atraso menstrual. Quem nunca, nesses casos, logo pensou em uma possível gravidez que atire o primeiro absorvente! Mas a verdade é que o atraso menstrual pode ser causado por diversos fatores, tanto físicos quanto emocionais, que em nada têm a ver com estar grávida!

 

Ilustração de mulher sentada em absorvente menstrual

 

O que caracteriza o atraso menstrual

Há mulheres que possuem o ciclo menstrual tão regulado, com a menstruação vindo sempre dentro da data exata esperada, que poucos dias de atraso já disparam um alerta. Mas, muitas vezes, isso não é um caso de preocupação, especialmente se, no ciclo seguinte, tudo voltar ao normal. 

 

No entanto, quando a menstruação atrasa por semanas ou, até mesmo, deixa de descer por alguns ciclos, aí o ginecologista deve ser consultado para identificar a causa. 

 

O que pode causar atraso menstrual

Como já adiantamos, são muitos os possíveis motivos para os atrasos na menstruação. Algumas das causas são:

 

 
  • Sangramento Uterino Anormal: doença que causa sangramento anormal, seja na sua regularidade, no volume, na frequência ou na duração.

  • Síndrome dos Ovários Policísticos: distúrbio hormonal em que são detectados cistos no ovário.

  • Endometriose: alteração em que o endométrio, em vez de ser expulso na menstruação, cai nos ovários ou na cavidade abdominal.

  • Miomas: tumores uterinos benignos formados por tecido muscular. 

  • Pólipos uterinos: lesões benignas que podem causar problemas relacionados à menstruação e à fertilidade

  • Sinequias vulvares ou uterinas: pontes de tecido cicatricial que formam barreiras no interior do útero ou vulva.

  • Doença Inflamatória Pélvica: infecção nos órgãos reprodutores femininos.

  • Hipogonadismo: mau funcionamento das gônadas.

 

 

Outras possíveis causas para o atraso menstrual são: uso de medicamentos, estresse, má alimentação, estilo de vida, inflamações e ansiedade. 

 

Portanto, para fazer o diagnóstico é preciso uma investigação completa, a partir de uma conversa bem aberta com a sua ginecologista e, se ela julgar necessário, a realização de alguns exames. 

 

Como lidar com os atrasos na menstruação

A primeira coisa a ser feita ao perceber que a menstruação está atrasada por alguns dias é fazer um teste de gravidez – caso você tenha uma vida sexual ativa. Isso é importante até mesmo para reduzir a ansiedade, que é uma das causas para o atraso da menstruação. Se der negativo e, ainda assim, ela não descer, vale observar e marca uma consulta médica, tá?

 

E para acompanhar o seu ciclo menstrual, não deixe de ter o calendário menstrual à mão. Por meio dele, é muito mais fácil você identificar padrões e possíveis alterações. Dica de BFF, hein?

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!