desenho de cinco meninas de perfil, com diferentes cores e estilos de cabelo e acessórios

Ciclo menstrual sincronizado entre amigas. Isso realmente acontece?

19 de mai de 2022
comentários

Será que o corpo da mulher tem mesmo o poder de alinhamento de ciclo menstrual? Vem saber

O ciclo menstrual sincronizado entre amigas é uma das grandes crenças populares que toda menina descobre em algum momento da vida depois que menstrua. Diz a lenda (será mesmo uma lenda?) que mulheres que convivem muito juntas, seja no trabalho, na escola, na faculdade ou simplesmente porque são muito amigas, menstruam juntas.

 

 

desenho de uma menina com uma mão pra cima e outra atrás da cabeça, sorrindo

 

O corpo da mulher é mesmo mágico, né? Ele é capaz de gerar um ser vivo e parir uma criança, é cíclico, nos dá prazer e tantas outras coisas. Não dá pra duvidar desse poder feminino. Mas será que quando você e as suas super amigas menstruam juntas ocorre mesmo uma sincronização de ciclo menstrual? Vamos descobrir isso juntas!

 

Alinhamento de ciclo menstrual

Uma pesquisadora de Harvard, uma faculdade americana beeeem respeitada, decidiu ir a fundo nessa história de alinhamento de ciclo menstrual. Isso foi em 1971, e ela analisou 135 estudantes que viviam juntas em um dormitório da universidade.

 

Sabe o que ela descobriu com a pesquisa? Que as datas das menstruações das meninas estavam, de fato, alinhadas. Isso mesmo! Então, a pesquisadora – Martha McClintock é o nome dela - elaborou a teoria de que quando mulheres que menstruam convivem de forma muito próxima, seus feromônios se influenciam mutuamente e os ciclos menstruais se sincronizam.

 

Os feromônios, se você não se lembra das aulas de biologia, são substâncias químicas que permitem que seres da mesma espécie se reconheçam.

 

A pesquisadora disse te também que algumas mulheres são consideradas “alfa” e podem acabar determinando os períodos de ovulação e menstruação de todo o grupo. Será que você é uma "alfa"? Difícil saber, né.

 

Bom, essa poderia ser uma explicação sobre por que o ciclo menstrual sincroniza. Só que existem umas evidências mais recentes que contradizem o estudo feito lá atrás, na década de 70.

 

Sincronização de ciclo menstrual: fato ou mito?

Em 2006, foi a vez de estudantes universitárias chinesas serem analisadas e aí os pesquisadores perceberam que não havia sincronização de ciclo menstrual. Isso mesmo: nada de ciclo menstrual sincronizado entre amigas para as chinesas.

 

E as pesquisas sobre o assunto não param. Uma outra, feita pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, com 1.500 mulheres concluiu que é pouco provável que mulheres possam influenciar os ciclos menstruais das amigas pelo simples fato de estarem próximas.

 

desenho de uma mão segurando um celular, apontando para um calendário com alguns dias destacados

 

Então, a verdade é que não existem respostas conclusivas sobre o assunto. Cientificamente falando, não existem indícios suficientes pra sustentar a teoria 🤷🏽‍♀️ Mas uma coisa a gente tem certeza: prestar atenção no nosso corpo e no nosso ciclo menstrual é fundamental pra entender se tudo vai bem.

 

Você tem o hábito de observar o seu ciclo e anotar tudo na calculadora menstrual? Conta aqui. Como essa rotina te ajuda?


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!