ondas-do-feminismo-1

Um guia sobre as ondas do feminismo ao longo da história

17 de mar de 2023
comentários

Será que você sabe quais são as ondas do feminismo? Nós te mostraremos cada onda feminista e a sua evolução ao longo da história. Vem saber mais sobre esse tema!

“Eu sou porque nós somos”. Essa é a tradução de Ubuntu, uma filosofia dos povos sul-africanos zulu e xosa que busca na força dos antepassados, a construção da identidade do indivíduo.  Quando falamos em feminismo e nas ondas do feminismo, é impossível não fazer a correlação com a filosofia ubuntu. Isso porque é graças às mulheres que vieram antes de nós que hoje somos quem somos, que vivemos a vida vivemos, que usufruímos dos direitos que temos. 

 

Nós somos o que nossas antepassadas e suas contemporâneas foram e lutaram. E isso pode ser facilmente comprovado ao estudar as quatro ondas do feminismo e suas conquistas ao longo dos anos.

 

ondas-do-feminismo-3

 

As ondas feministas

O feminismo é um movimento que, essencialmente, luta pela igualdade de gênero, combatendo o modelo social baseado no patriarcado, que oprime e violenta as mulheres, enquanto privilegia os homens.

 

Esse movimento é dividido por estudiosos em quatro ondas feministas, que vamos explicar a seguir:

 

Primeira onda do feminismo

A primeira onda feminista teve início no final do século XIX, e foi comandada pelas mulheres do Reino Unido e dos Estados Unidos. Vale destacar que se tratava de mulheres brancas e de classe média que, inspiradas pela Revolução Francesa, buscavam que o conceito de liberdade, igualdade e fraternidade fossem estendidos a elas.

 

Entre os direitos pelos quais elas lutavam estavam o direito ao voto e uma relação equilibrada no casamento.

 

Segunda onda do feminismo

A segunda feminista onda tem início na década de 1960 e termina nos anos 1980. Com os direitos buscados durante a primeira onda conquistados, as mulheres feministas da época almejavam uma ampliação, especialmente àqueles ligados à sexualidade

 

Entre as reivindicações estavam o controle sobre a anticoncepção, a maternidade e o aborto. Também entravam na luta a igualdade de acessos ao trabalho remunerado e aos estudos em universidades, garantindo mais autonomia para a mulher e menos submissão em relação ao homem. 

  

Terceira onda do feminismo

A terceira onda do feminismo surge a partir de 1990 e, pela primeira vez, engloba o feminismo negro, busca combater os preconceitos de classe e passa a considerar, também, as mulheres trans.

 

No momento em que o movimento reconhece as muitas cores, etnias, nacionalidades, religiões e origens culturais, surgem também novas vertentes de movimentos feministas. 

 

A feminista Rebecca Walker foi a responsável por cunhar o termo "terceira onda do feminismo", lançando luz nas lutas queer e de mulheres não-brancas, saindo da bolha de privilégios em que estruturalmente as mulheres brancas, cis e de classe média se encontram historicamente.

 

Quarta onda do feminismo

A quarta onda é também conhecida como ciberativismo feminista e se caracteriza pelo uso massivo das redes sociais. Ela tem como principal ferramenta, veículo e voz a tecnologia.

 

 

ondas-do-feminismo-3

 

As lutas são amplas e passam por questões como justiça para as mulheres, oposição ao assédio sexual e à violência contra a mulher, misoginia e tudo o que se refere à desigualdade de gênero.

 

Procuramos nesse artigo resumir de um jeito simples as fases do feminismo. Mas essa deve ser apenas uma porta de entrada para realmente entender o movimento. Quer uma dica para se aprofundar nesse tema que é de todas nós? Vale a pena ler livros sobre o movimento feminista, incluindo “Feminismo para todos”, da escritora Bell Hooks. E veja nossas dicas de filmes sobre feminismo 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!