filmes
3 filmes pra você ficar por dentro do movimento feminista
13 de dez de 2021

3 filmes pra você ficar por dentro do movimento feminista

Kira

Conheça uma lista de filmes feministas para você se divertir e aprender sobre feminismo ao mesmo tempo

Nada como um filme pra relaxar e fazer seu momento de descanso ainda mais divertido, não é? Melhor ainda é quando o filme além de ser divertido ensina alguma coisa. Separamos essas 3 dicas de filmes feministas para você refletir e reunir as amigas em casa com muita pipoca, suco e queda do patriarcado. Só mais um sábado normal, né? 😉

 

 

1) O sorriso de Monalisa (2003)
Nos anos 1950, na faculdade tradicional de Wellesley, nos Estados Unidos, mulheres extremamente inteligentes estão fazendo faculdade apenas para se tornarem as esposas ideais. Quando uma professora de arte interpretada por Julia Roberts começa a dar aulas na faculdade, ela percebe todo o potencial das alunas – e o quanto elas estão fadadas a nunca mais serem reconhecidas pela sua inteligência. Ela estimula as alunas a questionarem os papeis sociais que são esperados delas. Disponível no HBO Max.

 

2) Estrelas além do tempo (2016)

Em plena Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética disputavam quem teria a melhor tecnologia espacial, e quem fez toda a diferença foi uma equipe de matemáticas negras da NASA. Em uma história real, você pode ver como a sociedade norte-americana estava lidando com questões de gênero e com uma profunda guerra racial. Você vai terminar o filme querendo ser amiga das gênias dos números Katherine Johnson (interpretada por Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe). Disponível no Google Play.

 

 

3) As sufragistas (2015)

Hoje parece muito natural votar a cada dois anos, mas nem sempre foi assim. O filme nos mostra o surgimento da primeira onda feminista na Inglaterra, quando as mulheres lutavam pelo direito ao voto, o sufrágio, e também por mais respeito e melhores condições de vida. A personagem principal é uma lavadeira que não possuía formação política, com uma vida dura, mas que começa a enxergar a necessidade de lutar por direitos. O filme tem atuações de estrelas como Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep. Disponível no Youtube Movies.

 


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se