livrosfeministas

3 livros sobre feminismo que toda garota precisa ler

25 de out de 2021
comentários

Separamos livros que falam sobre feminismo, uma pauta importante na vida das mulheres, porque é a partir desse movimento, das lutas e discussões que ele gera, que conseguimos conquistar (e continuamos conquistando) nossos direitos

Apesar de tanta evolução nos últimos 100 anos, as mulheres ainda têm muito a conquistar: ainda estamos em pé de desigualdade frente aos homens quando se fala de direitos sociais, direitos reprodutivos, oportunidades e liberdades, e muitos outros aspectos.

 

O feminismo é importante porque com ele toda a sociedade ganha, se tornando mais justa e igualitária. Veja aqui dicas de livros feministas para começar a conhecer mais desse universo.

 

desenho de uma menina sentada lendo um livro

 

3 livros que falam sobre feminismo e são imperdíveis:

 

1) Sejamos todos feministas

Um livro supercurtinho (só 64 páginas!) que fala sobre as bases do feminismo. A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie faz um ensaio sobre o que é feminismo, e como frequentemente ele é confundido com outras coisas – ou usado até como um xingamento.

Ela parte do seu lugar de mulher e africana para falar da importância da igualdade, e do quanto ainda precisa ser feito para chegarmos a uma sociedade igualitária. O livro perfeito para começar e para dar de presente para quem está se interessando por feminismo.



2) O mito da beleza

Um clássico dos anos 1990 escrito por Naomi Wolf, "O mito da beleza" desconstrói nossas noções de estética e tudo aquilo que foi normalizado como feminino. A autora traça um paralelo que demonstra que, quanto mais direitos e igualdade as mulheres conquistavam, mais pressão estética passaram a sofrer – mostrando que os padrões de beleza são, na verdade, mecanismos de controle do comportamento das mulheres. "O mito da beleza" é um que, provavelmente, vai te fazer questionar se você precisa mesmo mudar alguma coisa em você para se sentir bonita, ou se só está reagindo ao controle político que a sociedade tenta impor sobre os corpos das mulheres.

 

desenho de 8 pessoas uma ao lado da outra

 

3) O feminismo é para todos
Um clássico da escritora e ativista americana Bell Hooks, "O feminismo é para todos" é um livro que mostra como o feminismo pode mudar a sociedade para melhor, tanto para mulheres quanto para homens. Ele ainda esclarece temas como masculinidade feminista, políticas feministas, fim da violência, direitos reprodutivos e muito mais. O feminismo é para todos, é para quem quer saber como o movimento atravessa as questões do cotidiano e dá um panorama geral para pensar a igualdade.

Que tal começar por um desses livros? Curta muito a sua leitura e aproveitamos para deixar um desafio: se você comprar e ler um desses livros, ao terminar, repasse para outra mulher. Podemos mudar o mundo um livro por vez 😉


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!