Ilustração de mulher em cima de uma balança. Ao seu lado, duas telas de celular com mensagens de agressão.

Body shaming: quando comentários sobre o corpo são nocivos

7 de fev de 2024
comentários

Você sabe o que é body shaming? Explicaremos as consequências de quando algumas pessoas tentam ridicularizar a outra falando mal do seu corpo. Bora!

Oito em cada dez pessoas obesas já passaram por algum tipo de constrangimento devido ao seu peso. Quer algo ainda mais assustador? Em 72% dos casos, esses episódios ocorrem dentro do ambiente familiar. Esses comentários nocivos, que visam ridicularizar o outro devido ao seu corpo, recebem o nome de body shaming - vergonha do corpo, em português. E a verdade é que a vergonha deveria ser única e exclusivamente de quem faz esse tipo de comentário.

 

Ilustração de mulher com short curto e top. Há flores ao redor

 

O que é body shaming

Body shaming é um termo em inglês. Ele se refere a um tipo de agressão verbal que envolve criticar ou humilhar alguém utilizando comentários depreciativos sobre a sua aparência física

 

Em uma sociedade em que a magreza é exaltada e estabelecida como sendo o padrão de beleza, são as pessoas gordas (especialmente as mulheres) que mais são alvo desse tipo de violência.

 

Além do ambiente familiar, um outro local que deveria proporcionar segurança e é hostil para as pessoas acima do peso é o de cuidados com a saúde. Inacreditável, né? Mas isso é real. De acordo com a Obesity Canada, mais de três em cada cinco adultos com obesidade enfrentam preconceitos de peso por parte dos profissionais de saúde. Um absurdo!

 

Consequências do body shaming

São muitos os efeitos negativos que esses comentários de body shaming podem provocar em uma pessoa. Uma dessas consequências é, pode acreditar, justamente um maior ganho de peso.

 

Isso porque a exposição ao preconceito de peso desencadeia alterações fisiológicas, provocando picos de cortisol (o hormônio do estresse), quedas de autocontrole e aumento do risco de compulsão alimentar.

 

Outras consequências do body shaming são riscos maiores para:

 

  • Depressão;

  • Ansiedade;

  • Baixa autoestima;

  • Isolamento social;

  • Compulsão alimentar; 

  • Anorexia;

  • Bulimia.

 

Como lidar com body shaming

É preciso reforçar que, quando falamos de body shaming, isso envolve não apenas pessoas gordas. Envolve também pessoas magras, altas, baixas e de todas as formas, tamanhos e características de cabelo, seios ou qualquer outra parte do corpo

 

Isso só reforça que essa é uma questão do outro e não tem a ver diretamente com você. 

 

Nosso corpo jamais deve ser motivo de vergonha! E, para internalizar isso e não deixar que qualquer influência externa afete a sua autoestima, é fundamental investir no seu autocuidado.

 

Se puder e achar que faz sentido para você, faça terapia, pois é um processo que ajuda demais no nosso autoconhecimento.

 

Além disso, procure conversar com pessoas que te valorizem e te ajudem a enxergar a sua própria beleza!

 

Por fim, lembre-se sempre: se você está saudável, no formato de corpo que for, não precisa se sentir pressionada em mudar nada no seu corpo, tá? Agora, se estiver enfrentando problemas de saúde por conta de baixo peso ou obesidade, vale procurar um profissional de saúde. Combinado?

  

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!