Mamilos e seios: diferentes tamanhos e formatos

Mamilos e seios: diferentes tamanhos e formatos

18 de set de 2023
comentários

Você sabia que os mamilos e seios podem ser diferentes? Te explicamos sobre os diferentes tamanhos e formatos. Vem saber mais sobre o assunto!

Qual menina, antes ou durante a puberdade, nunca se questionou como ficariam seus seios ou mamilos quando eles crescessem? Essa é uma das mudanças que a adolescência traz que mais mexem com a gente, né? 

 

A transformação que o crescimento das mamas acarreta pode trazer ansiedade, insegurança e timidez. Mas também traz aquele sentimento de que a infância está realmente ficando para trás e uma nova fase se aproxima. 

 

mamilos-e-seios-2

 

Mamilos

E em uma sociedade como a nossa, que, de forma geral, instiga a insatisfação com o corpo feminino por meio de comparações, publicidade e o mito de um único perfil de "corpo perfeito", até mesmo os mamilos geram comparação e insegurança nas mulheres. 

 

Mas, veja só, os mamilos são tão únicos quanto nós, seres humanos 😊 

 

Eles ficam bem no centro da mama e estão ligados às glândulas mamárias, onde o leite materno é produzido. Já a aréola é a área de cor mais escura ao redor do mamilo.

 

Tipos de mamilos

Como cada corpo é único, há vários tipos de mamilos, cada um lindo ao seu jeito. Conheça os formatos de mamilos:

 

 
  • Mamilos protusos: são o tipo mais frequente nas mulheres. Estão sempre saltados alguns milímetros para fora da aréola. 

  • Mamilos planos: também chamados de pequenos, eles possuem a aréola no mesmo nível do bico. 

  • Mamilos invertidos: são aqueles que estão posicionados para dentro da aréola, podendo apresentar-se com a região areolar mais flexível. Nesta categoria, há três graus:

>> Grau I: é aquele que com uma simples manipulação o mamilo fica proeminente e na posição para fora. 

>> Grau II: o mamilo vai para fora com maior dificuldade, mesmo com manipulação, e tende a recuar pouco tempo depois. 

>> Grau III: mesmo com bastante esforço, o mamilo não se exterioriza. 

 

 
  • Mamilos pseudoinvertidos: são aqueles que responde aos estímulos para "irem para fora" da aréola de forma oscilante e de acordo com a elasticidade do seio de cada mulher. 

 

 

Vale destacar ainda que é comum que alguns pelos cresçam no tecido mamário ao redor da aréola, tá? Quando há um excesso de pelos escuros ao redor dos mamilos e nos seios essa pode ser uma condição chamada hirsutismo, que ocorre devido a um desequilíbrio hormonal. Portanto, se é o seu caso, vale se consultar com o seu ginecologista.

 

Seios

É claro que os seios também geram comparação e mexem com a autoestima. “Será que são grandes demais?” “Queria que fossem maiores. “Por que um é menor que o outro?"

 

São mil questionamentos que, embora sejam comuns, são apenas um reflexo de que cada corpo é único e possui suas próprias características. São essas diferenças que fazem com que sejamos especiais e lindas!

 

Tipos de seios

Vamos entender o que, afinal de contas, são os seios. A mama feminina é composta por tecido adiposo (gordura) e glândulas mamárias, que se encontram na parede anterior ao tórax. São essas glândulas as responsáveis por produzir o leite materno, que alimenta os recém-nascidos. Vale dizer, inclusive, que a palavra mamífero deriva, justamente, do latim "mamma" - ou seja, mama. 

 

Outra parte dos seios são os mamilos, como mencionamos anteriormente. Eles auxiliam na função da mama e são cercados por uma região circular de pele mais escura, chamada de aréola. Se você já percebeu pequenas elevações pontuais na aréola pode ficar tranquila, pois trata-se de algo normal das glândulas areolares.

 

Tão importante quanto conhecer as funções do nosso corpo é entender que cada parte dele vai muito (muito mesmo!) além de uma simples questão estética. Os seios, por exemplo, são extremamente sexualizados, o que gera essa ideia equivocada de que existe apenas um tipo de seio que seja normal ou bonito. Não caia nessa, hein? Eles são lindos da forma que são, sejam eles:

 

  • Redondos: com aparência uniforme e volume aproximadamente igual na parte superior e inferior.

  • Em forma de sino: comuns em seios maiores, tendem a ser estreitos na parte superior e cheios na parte inferior.

  • Tipo lágrima: parecidos com os de formato de sino, com a diferença de que são mais redondos e apenas ligeiramente mais cheios na parte inferior do que na parte superior.

  • Cônicos: mais comum em seios menores, tem um formato tipo cone. A parte superior dos seios desce em direção aos mamilos, que apontam para fora. 

  • Relaxados: que possuem tecido mamário mais solto ou fino. Os mamilos geralmente ficam mais baixos e podem ou não apontar para baixo.

  • Leste-Oeste: são cheios na parte superior e inferior, e os mamilos apontam em direções opostas.

  • Laterais: semelhantes ao formato Leste-Oeste. No entanto, os seios gravitam para longe do centro do peito, o que deixa mais espaço entre eles.

  • Fechados: são aqueles seios próximos, com pouco ou nenhum espaço entre eles.

  • Assimétricos: um seio tem uma forma ou tamanho diferente do outro. Ema pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade Emory, dos Estados Unidos, a mama esquerda era maior que a direita em 62% das mulheres entrevistadas.

 

 

Vale destacar que, embora os seios sejam mais visíveis nas mulheres, essa é uma característica de todo ser humano. A maioria dos homens não desenvolve seios visíveis, mas quando há um desequilíbrio hormonal isso pode, sim, ocorrer, até mesmo com produção de leite (condição chamada ginecomastia).

 

Bora entender também que o câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no Brasil. Então, se notar algo diferente nos seus seios, vale falar com o médico.

 

Para finalizar, uma dica de amiga: muito além de amamentar, o tecido mamário é um órgão sexual e área erógena para muitas pessoas. Portanto, vale estimular seios e mamilos para observar como fica a sua excitação sexual. Explore seu corpo, seja sozinha ou acompanhada! 🔥

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!