Ilustração de mulher de pele clara e cabelo escuro deitada sobre fundo vermelho em artigo sobre sangramento após relação sexual

Sangramento após relação sexual: mitos e verdades

3 de mai de 2024
comentários

Se você já tem uma vida sexualmente ativa e está percebendo um sangramento pós-coito, talvez precise ligar o alerta

Se você alguma vez chegou a perceber um sangramento após relação sexual e ficou preocupada, este papo é contigo! Chamado de sangramento pós-coito, ele pode ser resultado de uma série de fatores que vamos falar ao longo do texto. Então, fica com a gente! 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Ilustração de casal de homem e mulher brancos de cabelos escuros abraçados na cama em artigo sobre sangramento após sexo

 

Afinal de contas, é normal ocorrer sangramento após o sexo?

Antes de afirmar se é normal o sangramento após sexo, precisamos considerar o contexto. Por exemplo: ele ocorreu na sua primeira relação sexual? Se a resposta for, sim, o que ocorreu, muito provavelmente, foi o rompimento do hímen.


Rompimento do hímen
O tão falado hímen nada mais é do que uma película que resta do desenvolvimento da vagina quando ainda somos um feto. Ele não tem qualquer tipo de função e, por ficar bem na abertura da vagina, pode romper em algum momento da vida. Isso pode acontecer na primeira relação sexual com penetração, mas também ao andar de bicicleta, por exemplo. 

 

Ah! Não quer dizer que sempre que ele romper, vai sangrar,

 

O importante é desassociar a virgindade e o hímen. Uma coisa não está necessariamente ligada à outra. Isso é só mais um mito.

 

Então, sangrar depois da primeira vez é, sim, comum, ok?

 

Agora vamos falar de outra situação: você já tem uma vida sexualmente ativa e, mesmo assim, continua percebendo um sangramento pós-coito. Aí, talvez, precise ligar o alerta, já que isso pode estar relacionado a uma série de condições infecciosas ou não. Veja só:

 

Pólipos uterinos

Os pólipos uterinos são tecidos que revestem o útero e que apresentam um crescimento anormal. Essa condição resulta na formação de um nódulo que pode causar sintomas como sangramento vaginal ou dor durante o sexo. 

 

Endometriose

A endometriose é uma condição em que o endométrio, que é o revestimento do útero, cresce fora do útero. A doença causa vários sintomas, como forte dor na região pélvica e na parte inferior do abdômen, além de sangramento após relação sexual.

Ressecamento vaginal

A secura vaginal está entre as causas mais comuns de sangramento após sexo. Imagina só a vagina bem seca, sem a lubrificação adequada, e um pênis penetrando dentro dela. É de se imaginar que isso cause dor e sangramento, né? Ainda que o ressecamento vaginal seja mais comum em mulheres mais velhas, ele pode acontecer sim com pessoas mais jovens. As principais causas do ressecamento vaginal são:

 

  • Síndrome geniturinária da menopausa (GSM): refere-se à redução da lubrificação, espessura e elasticidade do tecido vaginal, o que costuma acontecer após a menopausa, devido ao fim da produção de estrogênio.

  • Parto e amamentação: após o parto, há uma queda nos níveis de estrogênio, o que causa esse ressecamento.

  • Medicamentos: a secura vaginal pode ser resultado do uso de medicamentos antiestrogênio, antidepressivos, entre outros.

  • Danos ou remoção dos ovários: a maior fonte de estrogênio do corpo é os ovários, portanto, quando há um sério dano ou é necessária a sua remoção, o ressecamento ocorre.

  • Produtos de higiene e limpeza: detergentes para a roupa, lubrificantes perfumados e preservativos são alguns exemplos de produtos que podem causar ressecamento vaginal.

  • Ducha higiênica: se você costuma usar a duchinha para se masturbar, saiba que ela pode ser prazerosa, mas não é a melhor opção. Sabe por quê? Ela pode irritar e secar os tecidos vaginais. Então, atenção com isso!

  • Praticar relações sexuais sem excitação: quando você não está excitada, não há lubrificação natural e, consequentemente, ocorre a secura que pode causar sangramento durante a relação.


Infecções

Muitos diferentes tipos de infecções podem causar inflamação dos tecidos vaginais e, por consequência, sangramento durante a relação sexual. Algumas delas são:

 

 

Sempre fique atenta se há outros sintomas, além do sangramento, e não deixe de ir ao médico para fazer os exames adequados. 

 

Não é normal sangrar toda vez que tem relação

Definitivamente, não é normal sangrar toda vez que tem relação sexual. Embora possa acontecer, por exemplo, quando o sexo é mais intenso, isso não deve ser recorrente. 

 

Por isso, fique bem atenta aos sinais que o seu corpo dá e não os ignore! 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!